Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Projeto que cria serviço veterinário público para cães e gatos

Vereador destaca que a saúde humana está ligada a saúde animal; população de baixa rede será beneficiada com a medida

Publicado por Carolina Salles
há 9 anos

A sessão da Câmara Municipal de Maceió desta terça-feira, 25/11, foi marcada pela aprovação, por unanimidade, do Projeto de Lei (PL) nº 35/14 de autoria do vereador por Maceió, Wilson Júnior (PDT), que dispõe sobre a instituição de serviço veterinário público para cães e gatos no âmbito municipal. A iniciativa tem como finalidade a criação de um espaço mantido pelo executivo municipal para garantir o atendimento veterinário e demais procedimentos para esses animais.

O vereador destacou que a saúde humana está diretamente relacionada à saúde animal. Existem mais de 600 patógenos que afetam as pessoas e que podem ser transmitidos pelos animais. O aumento da população de animais domésticos nas residências amplia o risco de contágio das zoonoses, doenças transmissíveis dos animais aos homens e vice – versa.

Há inúmeras informações de doenças transmitidas por esses animais, como sarna sarcópica, micoses e verminoses, atingindo principalmente as crianças. Além destas, infecções bacterianas diversas, viroses como a raiva e hermatozoários acometem humanos de qualquer idade.

Já os surtos epidêmicos zoonóticos mais recentes se referem à leishmaniose, protozoários que pode ser transmitido pelo cão e a esporotricose, doença causada por um fungo e transmitida pela arranhadura do gato.

Wilson salientou na tribuna da Câmara que as pessoas carentes que querem e têm o direito de ter seu animal de estimação muitas vezes não detém o recurso financeiro. “Os custos são altos com tratamento, cirurgias se necessário e as administrações dos medicamentos. Vale lembrar que muitos insensíveis abandonam seus animas doentes nas ruas, por não poderem pagar o tratamento”, desabafou o parlamentar.

O vereador acrescentou que esse Projeto de Lei visa o amparo aos animas que precisam de cuidados, como também dará direito a todos de poder cuidar da “saúde de seus bichinhos de estimação”.

Durante a sessão que aprovou o PL, a vereadora Heloísa Helena (Psol) fez o uso da palavra: “O vereador Wilson Júnior está de parabéns pela iniciativa. Quem não liga para os animais ou menosprezam essa causa pode ter certeza que não liga nem para os seres humanos”.

O lado afetivo também foi levado em conta pelo vereador Wilson Júnior para criação desse PL. Existe o drama de certas famílias que presenciam o sofrimento de seus cães e gatos doentes que necessitam de diagnósticos, medicamentos ou cirurgias, e dependendo da sua condição financeira não tem como propiciar um tratamento que cure ou minimize seu sofrimento.

Quem também se associou a vereadora Heloísa aos elogios ao PL foi o vereador Pastor João Luiz (DEM). “Tenho projetos semelhantes ao do vereador Wilson Júnior e espero que o poder executivo saiba aproveitar essa ideia e por em prática. Gostaria de deixar essa Casa com projetos dessa natureza aprovados (Pastor João Luiz irá assumir o mandato de deputado estadual em 2015)”.

Wilson Júnior enfatizou que o Projeto de Lei ainda conta com a possibilidade de celebração de convênios com as instituições públicas e privadas para o atendimento dos animais. “Se um espaço específico não for construído em tempo hábil para os cuidados dos animais pertencentes aos maceioenses, outras alternativas podem ser dadas com a possibilidade de convênios, para que os cães e gatos não sofram”.

O vereador Kelman Vieira (PMDB) e futuro presidente da Casa Mário Guimarães finalizou as discussões do PL expondo: “Os mais carentes com certeza serão beneficiados com o Projeto do Wilson. Os animais não podem sofrer abandonados e maltratados como acontece em toda cidade”.

FONTE

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações756
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-que-cria-servico-veterinario-publico-para-caes-e-gatos/153790058

Informações relacionadas

Audiência pública debate a construção de hospital veterinário e abrigo público

Projeto de Lei cria serviço de socorro veterinário em João Pessoa (PB)

13 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Que esse serviço de saúde aos animais seja obrigatório em todo o Brasil continuar lendo

Espetacular! Basta de assistir maus tratos e abandonos de animais. continuar lendo

Lembrando!.

Não estamos combatendo os maus tratos aos animais, e sim ajudando alguns (pouquissimos) que foram maus tratados.
E os que continuam sendo maltratados e abandonados?. continuar lendo

A atitude é boa!,

Mas ressalto que enquanto poucos tiram das ruas e cuidam, muitos fazem o inverso.
Em nosso Pais temos o habito de adotar ações inversa, do fim para o começo, ex;

Não temos lei (repito lei que funcione) que proibe e pune quem maltrata animais e destroe a natureza, mas temos pequenas ações que tentam corrigir os estragos que são causados por eles.
No meu entender, esta muito errado, e pouco resultado teremos, vamos combater de forma rigida e eficaz na origem e não no fim, porque o que não se destroe não tem o que se arrumar, certo? o que vcs estão fazendo é permitir que tenhamos destruição e maus tratos aos animais para termos o que consertar, ex:

- O abandono e maus tratos aos animais na RAIZ., quem são essas pessoas de verdade (com denuncias, multas altas e correção rapida e eficaz)
- A destruição da natureza (meio ambiente) e projetos mal feitos na RAIZ , quem são essas pessoas de verdade (com denuncias, multas altas e correção rapida e eficaz).

Isso sim é política eficaz e que funciona.

Todos nos sabemos que o Brasil é conhecido, como Pais da impunidade, leis que não funcionam, isso qdo tem.
Tudo é movido na base de acordos mal feitos, propina e etc.
Não vira nada, posso jogar um cachorro na rua que não da nada, porque as vezes aparece uma boa alma que vai pelo menos tentar salvar.
É isso o que acontece!, é isso que tem que acabar e urgentemente.

Ambientalista e protetores de animais, por favor, vão para esse lado, para que realmente possam ver aquilo que defendem funcionar de verdade, caso contrario passaremos muitos e muitos anos, para que pequenos resultados apareçam.
E a natureza e os animais não podem esperar. continuar lendo

Se vingar, parabéns aos bichanos, nada contra.
A saúde pública vai bem , obrigado.
Minha nora adotou um cachorro adulto abandonado na porta de sua casa, por que ?
O dono cansou do presentinho.
Educação e cultura, o melhor caminho para o investimento.
Animal de estimação é um ente da família, quem ama cuida. continuar lendo