Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Para os que querem abandonar o Brasil

Publicado por Carolina Salles
há 9 anos

Para os que querem abandonar o Brasil

Por Leonardo Boff*

É espantoso ler nos jornais e mensagens nas redes sociais e mesmo em inteiros youtubes a quantidade de pessoas, geralmente das classes altas ou os ditos “famosos” que lhes custa digerir a vitória eleitoral da reeleita Dilma Rousseff do PT. Externam ódio e raiva, usando palavras tiradas da escatologia (não da teológica que trata dos fins últimos do ser humano e do universo) e da baixa pornografia para insultar o povo brasileiro, especialmente os nordestinos.

Estas pessoas não vivem no Brasil, mas, em geral, no Leblon e em Ipanema ou nos Jardins da cidade de São Paulo onde se albergam, em sua maioria, os pertencentes às classes opulentas (aquelas 5 mil famílias que, segundo M. Porchmann, detém 43% do PIB nacional). Muitas delas não se sentem povo brasileiro. Externam até vergonha. Mas estão aqui porque neste país é mais fácil enricar, embora o desfrute mesmo é em feito em Miami, Nova York, Paris ou Londres, pois muitos deles têm lá casas ou apartamentos.

Alguns mais exacerbados, mas com parquíssima audiência, sugerem até separar o Brasil em dois: o sudeste rico de um lado e o resto (para eles, o resto mesmo) do outro, especialmente o Nordeste.

Acresce a isso o Parlamento brasileiro, a maioria eleita com muito dinheiro, que mal representa o povo. Finge que escutou o clamor dos ruas em junho de 2013 demandando reformas, especialmente na política, no sistema de educação e de saúde e uma melhor mobilidade urbana e não em último lugar a segurança e a transparência na coisa pública. Mas já esqueceu tudo. Rejeitou o projeto do governo, no rescaldo da reeleição, que visava ordenar e dar mais espaço à participação dos movimentos sociais na condução da política nacional, respeitadas as instituições consagradas pela Constituição.

Tal fato nos remete ao que Darcy Ribeiro diz em seu esplêndido livro que deveria ser lido em todas as escolas, “O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil”(1995). Aí diz o grande antropólogo, indigenista, político e educador: ”O ruim no Brasil e efetivo fator do atraso, é o modo de ordenação da sociedade, estruturada contra os interesses da população, desde sempre sangrada para servir a desígnios alheios e opostos aos seus… O que houve e há é uma minoria dominante, espantosamente eficaz na formulação e manutenção de seu próprio projeto de prosperidade, sempre pronta a esmagar qualquer ameaça de reforma da ordem social vigente”(p.446).

Esta afirmação nos concede entender por que a presidenta Dilma quer uma reforma política que não venha de cima, do Congresso, porque este sempre se oporá ao que possa contradizer os seus indecentes privilégios. Deve partir debaixo, ouvindo os reclamos do povo brasileiro. Quem aprendeu em 500 anos a sobreviver na pobreza senão na miséria, colheu muita experiência e sabedoria a ser testemunhada e repercutida na nova ordenação político-social do Brasil. Ouvi de um sacerdote que viveu sempre na favela: ”Há um evangelho escondido no coração do povo humilde e importa que o leiamos e escutemos”. Vale a mesma coisa para as várias reformas desejadas pela maioria da população: auscultar o que se aninha no coração do povo e dos invisíveis.

Podemos tolerar a arrogância e a resistência dos poderosos e dos parlamentares, o que não podemos é defraudar a esperança de todo um povo. Ele não merece isso depois de tanto suor, sacrifícios e lágrimas. Ele precisa voltar às ruas e renovar com mais contundência e ordenadamente o que irrompeu em junho do ano passado. O feijão só cozinha bem em panela de pressão. Da mesma forma, o parlamento abandona sua inércia quando é posto sob pressão, como se constatou no ano passado.

Voltemos a Darcy Ribeiro, um dos que melhor estudou e compreendeu a singularidade do povo brasileiro. Uma coisa são os povos transplantados como nos USA, no Canadá e na Austrália. Eles reproduziram os moldes dos países europeus de onde vieram. No Brasil foi diferente. Ocorreu uma das maiores miscigenações da história conhecida da humanidade. Misturaram-se entre si índios, afro-descentes, europeus, árabes e orientais. Criaram um novo tipo de gente. Diz Darcy: ”o nosso desafio é de reinventar o humano, criando um novo gênero de gentes, diferentes de quantas haja”(p.447). Diz mais: ”olhando todas estas gentes e ouvindo-as é fácil perceber que são, de fato, uma nova romanidade, uma romanidade tardia mas melhor, porque lavada em sangue índio e sangue negro”(p.447).

Não me furto em citar estas palavras proféticas com as quais fecha seu livro “O povo brasileiro”: “O Brasil é já a maior das nações neolatinas… Estamos nos construindo na luta para florescer amanhã como uma nova civilização, mestiça, tropical, orgulhosa de si mesma. Mais alegre, porque mais sofrida. Melhor porque incorpora em si mesma mais humanidades. Mais generosa, porque aberta à convivência com todas as raças e todas as culturas e porque assentada na mais bela e luminosa província da Terra”(p.449).

Para os que querem sair do Brasil: fiquem nessa esplêndida Terra e ajudem-nos a constuir esse sonho bom.

* teólogo e escritor

FONTE

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações239
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/para-os-que-querem-abandonar-o-brasil/150410515

200 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Meu Deus! Não precisa ser rico para não votar em Dilma Rousseff, apenas é necessário o mínimo de inteligência. Quando vejo textos copiados como este sinto muita tristeza,pois as pessoas não sabem o que estão dizendo. O Partido dos "Trabalhadores" nunca esteve tão rico como hoje. O engraçado nisso tudo é que estudantes de Direito nem se dão conta que a democracia está sendo desconstruída, pois não há mais a tripartição dos poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). Todos os poderes foram cooptados para um projeto maquiavélico de poder no intuito de substituir a voz do povo pela voz do próprio Estado, neste caso arbitrário e que fere a esfera individual de todo o cidadão. No mais, espero que este site não publique mais artigos de amadores do mundo fascinante do Direito, aqui designado como ciência de controle social e de garantias individuais a todos nós conquistados por séculos de história. continuar lendo

Willian, infelizmente é o que foi assimilado por grande parte da população, sem saber nem o fundamento do que diz.
"Voto no PT porque ele governa para os pobres"...
Mas, se o PT governa para os pobres, será que convém ao governo que os pobres saiam da pobreza? Eis a questão. continuar lendo

Existe no Brasil um discurso segundo o qual o PT estaria tentando construir uma forma de ditadura que muitos apelidam de «comunista» e de «bolivariana». Contudo, tal tese não resiste ao mais pequeno exercício de contraditório, não passando de slogans ditos ao vento e criados como forma a evitar uma verdadeira reflexão sobre os fatos concretos e visíveis na atual situação político-social brasileira. Se não, vejamos: se existe de fato essa intenção de instaurar uma qualquer ditadura petista -- pondo em causa o princípio de separação dos três poderes, herdado de Montesquieu --, como explicar que os ministros eleitos pelo PT para o STF sejam os próprios que condenam petistas a penas efetivas de prisão por corrupção? Nos tempos do PSDB e do FHC, para além de assistirmos a um sistemático engavetamento de todas as investigações que pudessem envolver responsáveis desse partido em fenômenos de corrupção, não víamos ministros ou procuradores nomeados pelo partido da situação a perseguirem aqueles que os nomearam. Ainda hoje, após o discurso reconciliatório de Aécio Neves no Congresso Nacional, assistimos a negociações de bastidores para que nenhum dos envolvidos do PSDB no caso do Petrolão (que os há, não haja dúvidas!) seja chamado a depor na CPI criada para investigar as alegações de corrupção ligadas à Petrobrás. Neste sentido, podemos dizer que o PT tem tido um comportamento de maior lisura na preservação da separação de poderes -- nomeadamente entre o executivo e o judiciário -- do que o PSDB em toda a sua ação, hoje enquanto oposição, ou no passado enquanto poder com o FHC. E, mesmo eu não tendo qualquer preferência de princípio por nenhum destes dois partidos políticos, esta é uma constatação objetiva e óbvia que não se pode deixar de retirar de toda a informação que é pública sobre o assunto. Mais, corrupção não é um caso específico do Brasil e muito menos de partidos de uma determinada cor política -- neste caso, de esquerda --, como já ouvi falar. Veja-se o que se está hoje passando na Europa, onde partidos do centro/direita estão ligados a esquemas de corrupção piores do que o do Petrolão, como o recentemente ocorrido no Grão Ducado do Luxemburgo envolvendo 340 multinacionais, ou todos os inúmeros casos sucedidos em países como Portugal, Espanha, Grécia, entre outros, todos eles governados por partidos do centro/direita (aqui omito propositadamente a França por a mesma ser governada por um governo que se intitula de socialista). Assim, apesar de o seu comentário ser bem mais educado do que outros que já li expressando opiniões que vão no mesmo sentido deste seu comentário, não deixa de continuar a confundir a cor política com o fenômeno de corrupção. Na verdade, a corrupção atravessa todos os partidos políticos que exercem o poder, da extrema esquerda à extrema direita, e se liga à maneira como se misturou, nas nossas ditas democracias ocidentais, a «coisa pública» com a «coisa privada», nomeadamente com o renascimento das correntes liberais a partir da década de 1970. Todos os governos acabam envolvidos em casos de corrupção, sendo que no Brasil, apesar de muito se falar, ainda pouco se viu face à dimensão que o referido fenômeno tem a nível internacional, envolvendo inclusive questões de índole geopolítica e geoestratégica. continuar lendo

Existem pessoas que acham que quem não vota no mesmo candidato que elas é BURRA. Falou aí Einstem. continuar lendo

Verdade Willian, parece que a "Themis" cegou quase todos...
A colega citou a obra do Darcy Ribeiro, grande estudioso da cultura do nosso país... Me pergunto, o que ele acharia da situação atuação em que o pais se encontra...? continuar lendo

Meu o texto não fala nada em relação a quem votou na Dilma ou no PT e sim das pessoas que dizem que vão embora do Brasil (pessoas que podem fazer isso, pois têm dinheiro), e que não aceitam aqueles que votam em outro candidato que não seja o dela e daí partem para ofensas generalizadas, fobias, discriminação, preconceito e incitação ao ódio, foi o que eu entendi me desculpe William!!! continuar lendo

Senhor Willian (seu próprio nome já diz muita coisa sobre sua pessoa) se não tivesse o Ribeiro diriam que você é um nobre inglês. Pois bem, você é um dos que deve está querendo ir embora do Brasil. Aqui é um pais democrático, tem liberdade de expressão e pensamento, justamente por isso voce escreve as bobagens que bem entende.
Seria bom para um nobre respeitar a opinião dos outros, esta advogada Carolina Sallles, não copiou o texto do nobre escritor e pensador conceituado Frei Leonardo Boff. Pelo visto você não estou e nem leu a Constituição Federal, se leu não entendeu nada sobre Poderes e nem acompanha a vida desses Poderes Legitimamente constituídos. Você é que entristece o pais e o deixa mais pobre. Você é mais pobre do que uma pessoa que morava no Vale do Jequitinhonha antes do governo do PT. Você 'deve ser muito rico. Sua fortuna veio de onde? De família é claro. A nossa democracia, está sendo construída e garanto não por você. continuar lendo

Erram feio os que acreditam que somente os ricos querem/precisam sair do Brasil. Na verdade, os ricos são os que são menos influenciados pois nao dependem da saúde pública, educacao pública, segurança pública…. De dentro de seus carros blindados, seus helicopteros, seus iates e mansoes em frente a praia eles são os que menos se importam se ganhou Dilma ou Aecio pois no Brasil os ricos vao continuar ricos, desfrutandos de suas riquezas. O pobre, por outro lado, esse sim sofre e tem estimulos a mais para querer sair do país, afinal a qualidade de vida oferecida no Brasil não se compara com as dos países da Europa ou dos EUA. Portanto, esse discurso de que só os ricos não estao felizes e querem ir embora é um tanto quanto ridiculo e prova que quem o escreve nunca colocou os pés fora do Brasil… continuar lendo

Quando o Frei ataca os mais abastados, sem qualquer motivo aparente, ele me faz recordar o personagem Iago da tragédia "Otelo", de Shakespeare. Paciência, já que é do conhecimento geral a ojeriza que os socialistas têm das pessoas bem sucedidas. Os ricos eles odeiam e os pobres eles usam e os mantêm assim. Indefinidamente. É mais fácil manipulá-los. Pode? continuar lendo

Sabemos que os petistas são bastantes capitlalistas, isso nao tenho duvida, ditadura comunista ou bolivariana, é informacao de quem nao estuda, ta por fora, mas uma coisa é certa, eles [petistas] nao querem tudo, estao conseguindo diminuir as desigualdade, isso é verdade, nao podemos falar o contrário, ha muito ainda pra melhorar, mas o PT ainda é o melhor que nos temos, tristeza é qdo havia o PSDB no poder continuar lendo

Realmente Willian, existe uma cooptação tão grande do judiciário com o PSDB, que mesmo o Joaquim Barbosa tendo sido indicado à ministro do supremo pelo governo Lula, não conseguiu impedir a condenação dos petistas e aliados ao mensalão! O Legislativo também esta do mesmo jeito, dominado pelo PSDB, o partido das elites, pois 70% do congressistas são empresários e ruralistas que não coadunam com um governo de bolsa família para pobres e miseráveis deste país!
Acorda meu caro, para que dizer tantas asneiras, se pode ler e se informar um pouco mais!! continuar lendo

Você se acha mais inteligente que Leonardo Boff??? Além de pretensioso, você demonstra ser o contrário pela leviandade... continuar lendo

Willian Ribeiro,
se você ler o comentário do Carlos Alberto Gomes verá que seu comentário soa como um terceiro turno.
O JusBrasil é um site para qualquer cidadão.
O "fascinante mundo do direito" é para promover a justiça entre os homens e não criar cidadãos superiores.
Seu argumento coaduna com o juiz João Carlos de Souza Correa,o mesmo que alcoolizado recusou-se a fazer o teste do "bafômetro" e acredita que os operadores do direito são semi-deuses. continuar lendo

Sr. Carlos Alberto Gomes, não confunda corrupção com impostos muitos baixos, pagos por empresas multinacionais registradas em Offshore ou paraísos fiscais, fora do país de origem dos seus proprietários. Não arranje desculpas esfarrapadas para a tremenda e gigantesca corrupção existente neste Brasil! É uma vergonha para o Brasil, ter pessoas como você a escrever este tipo de comentários, para justificar o "Mensalão" ou "Petrolão".
"Veja-se o que se está hoje passando na Europa, onde partidos do centro/direita estão ligados a esquemas de corrupção piores do que o do Petrolão, como o recentemente ocorrido no Grão Ducado do Luxemburgo envolvendo 340 multinacionais, ou todos os inúmeros casos sucedidos em países como Portugal, Espanha, Grécia, entre outros, todos eles governados por partidos do centro/direita (aqui omito propositadamente a França por a mesma ser governada por um governo que se intitula de socialista)"
Sr. Carlos, aproveite um pouco do seu tempo livre e leia, cultive-se, mas não distorça a realidade, para justificar o injustificável. continuar lendo

O termo "elite" se tornou indiscriminado. Toda e qualquer pessoa que discorda do governo é taxada de elite. O que é no mínimo curioso para um país em que a pobreza é tão grande, o desemprego e o analfabetismo.
Como se ser rico fosse algo ruim, ou tornasse o indivíduo um vilão.
Quem não gosta de dinheiro? De conforto?
Agradeço muito ao capitalismo por tudo isso rsrs
A sociedade precisa do rico tanto quanto precisa do pobre.
Precisa do empregado, mas também do empregador.
Os assíduos de Marx deveriam parar um pouco de criar essa divisão no país, essa luta de classes, as pessoas podem e DEVEM coexistir.
O governo do PT não governa para os pobres. As maiores construtoras do país e os grandes bancos que o digam.
No fim, creio que a real intenção é desviar o foco de tanta corrupção estampada nos noticiários. Puna-se. Doa a quem doer e seja o partido que for. continuar lendo

Menino, até que enfim alguém me ouviu. Eu também estou louca para saber quem são as elites. É só quem discorda dopt. Porque, se for por dinheiro muito poucos do pt não pertencerão à elite. continuar lendo

elite = pessoa classe media alta, a maioria que esta apoiando a midia corporativista, os que estao pro tras dela como whashington post, globo, ed. abril; acionistas , etc, é so se ir atualizando aos poucos q vc descobrirá. O pt governa pra toos ou pelo menos tenta hehehe continuar lendo

Lula é elite. Marcola é elite. FHC é elite. Pelé é elite.

Elite não diz nada, como PhD não diz.

É só uma taxonomia, não é relativa à humanidade.

Como proletário, burguês, capitalista, mais-valia: taxonomia baseada em renda com um objetivo único: provar a teoria de Marx.

É conhecimento, não tem qualquer ligação com a realidade fática.

Tanto é mentira descabida que a teoria diz que o comunismo vem depois da derrocada do capitalismo e o comunismo foi implantado na Rússia tzarista e na China Imperial, ambos muitos séculos antes do tal "capitalismo".

Ou seja, a experiência humana PROVA que o capitalismo vem depois da derrocada do comunismo, do socialismo e da social-democracia; vide Rússia, China, Grécia, Espanha, Portugal, e, mais tarde, Alemanha e demais países que optaram pela social-democracia.

A realidade diz, para que ouvir um sociopata e seus psicopatas "sociais"? continuar lendo

Será que esta elite, que vive em Ipanema, Leblon, nos Jardins em São Paulo, estas 5 mil famílias que detém 43% do PIB foram os 51 milhões de votos que o Aécio recebeu? Caramba, que família grande, e eu aqui preocupado com o futuro do Brasil, se já temos 51 milhões de pessoas na elite, não estamos percebendo então, mas somo o país mais rico do mundo!!!! Kkkkkk continuar lendo

Você já ouviu falar do conceito de "hegemonia"? Foi cunhado por "um petista" chamado Antonio Gramsci. Informe-se e entenderá. continuar lendo

Que prazer ler um texto bem escrito e fundamentado em um domingo de manhã. Muito obrigado Carolina pela divulgação! continuar lendo