Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Veterinário terá de pagar R$ 8 mil por maus-tratos a animais

Caso ocorreu em 2012 durante experimento de doutorado na UFSM

Publicado por Carolina Salles
há 9 anos

Veterinrio ter de pagar R 8 mil por maus-tratos a animais

Animais foram abandonados no Hospital Veterinário da UFSM após experimentoFoto: Jean Pimentel / Agência RBS

A 3ª Vara Federal de Santa Maria homologou um acordo em uma ação de maus-tratos a animais ocorrida em 2012 durante um experimento de pesquisa de doutorado do curso de Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Durante o experimento, o então doutorando Cristiano Gomes utilizou 12 cães como cobaias e fixou placas de titânio na mandíbula dos animais, deixando-os abandonados no Hospital Universitário. Todos os animais sofreram mutilação e cinco morreram.

Em maio de 2014, a Justiça Federal aceitou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), que abriu inquérito após a publicação do caso no Diário de Santa Maria. Gomes foi processado criminalmente por maus-tratos contra os animais e poderia cumprir pena de até dois anos de prisão.

No decorrer do processo, o MP Federal propôs um acordo, pois o delito é considerado de menor potencial ofensivo pela legislação. O acusado aceitou a proposta, e o juiz federal Loraci Flores de Lima homologou o acordo.

O veterinário deverá pagar R$ 8 mil à Justiça. A quantia será destinada a uma instituição de proteção, acolhimento de animais abandonados ou apreendidos pelo município. Após o cumprimento da medida, o processo será encerrado.

FONTE

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1156
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/veterinario-tera-de-pagar-r-8-mil-por-maus-tratos-a-animais/150118052

Informações relacionadas

Veterinário é processado por maus-tratos a cães usados em pesquisa na UFSM

Petição Inicial - TJSP - Ação Ordinária de Indenização por Danos Morais c/c Danos Materiais (Erro Médico Veterinário - Morte Animal de Estimação) - Procedimento Comum Cível - contra Covet - Centro de Diagnosticos e Especialidades Veterinária

29 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Que vergonha! Abuso e tortura em animais. Penas mais severas imediatamente! continuar lendo

Nosso maior problema é que o direito é fundamentado sobre o pilar da ressocialização do criminoso. Isso não funciona. Quem deveria receber apoio até ser novamente ressocializada é a vítima e o marginal esquecido no fundo de uma masmorra. O país está cada vez mais criminoso por causa da indolência legislativa que pune cada vez mais os inocentes em benefício do criminoso. A máxima legislativa hoje é: "Solta Barrabás!".

Quando um policial se excede o Tribunal de Justiça de São Paulo ordena tirar a bala de borracha e atuar desarmado, diz que é proporcionalidade.

Quando o bandido estupra, mata e destrói aí a lei da proporcionalidade vira Talião se o policial pesar a mão! Penso que esta mentalidade é poeticamente criminosa.

Pobre dos cães. Sorte do "veterinário" que o legislativo pensa assim, aí ele vai agredir outros bichinhos e paga uma peninha e está tudo bem.

Não é ser conivente com todo mal isto que está ai?

A lei certa é esta, não Talião, mas se o homem viver cem anos e morrer no crime ele não ganha Talião, ganha a eternidade no lago de fogo e enxofre, ali haverá pranto e ranger de dentes. continuar lendo

acho que além da pena criminal, que aliás é branda, o dito cujo deveria receber alguma sanção do conselho de medicina veterinária, pois não entendo como uma pessoa que maltrata um animal pode ter autorização para tratar de outros, isso é um absurdo. continuar lendo

Luciano

Veja que na foto aparece a suposta vítima, um cão; mas o veterinário quem será?

Isso acontece por que ele é criminoso e a lei dos crimes de menor potencial ofensivo não pune ninguém. Ele pode fazer o que quiser com os cães, gatos e todo animal que lhe vier a mão, agora ele tem escola e não vai mais dar mole para ser pego.

No Brasil até cachorro, depois deste texto, sofre mais do que bandido. O cara maltrata animais e ai de quem o rotular de criminoso... Com o marginal é tratamento brando de ressocialização, não suja a capivara. Com a vítima, cão ou não são as consequências da conduta do ressocializado.

Vamos dar as mãos às patas, por que neste país faz-se de tudo por amor do marginal (esta a margem de...).

Só uma conclusão se pode tirar quando o delinquente recebe todo tipo de benefício e a vítima arca com o resultado do crime que sofreu: Amor ao mal e aos maus. Só tem esta explicação plausível. Nosso legislador quer a todo custo legislar em favor dos maus, aliás ruim sou eu que falo mal dos maus, ou seria "dos bons"? continuar lendo

Pena muito branda! continuar lendo

Lamentável a pena ser tão baixa em um delito desta natureza continuar lendo

Para mim uma pessoa que é capaz de torturar, seja animal ou humano, deveria ter o caso estudado mais a fundo. Que prazer é esse de ver um ser vivo agonizando? Isso não é normal! Qual era o intuito dele de colocar placas de titânio na mandíbula dos animais? O pior é que essa pessoa ainda diz ser um veterinário. Vai saber o que outros animais não passaram na mão dele. continuar lendo