Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Guapuruvu pode virar patrimônio ambiental

Publicado por Carolina Salles
há 9 anos

Por Bruno Ferro

Guapuruvu pode virar patrimnio ambiental

Desde o fim de julho, vizinhos e admiradores do guapuruvu lutam para impedir que a árvore seja cortada

Em vez de derrubado, o guapuruvu pode ser tombado. O prefeito de Rio Preto, Valdomiro Lopes, publicou comunicado no Diário Oficial desta quarta-feira, 29, anunciando a abertura do processo de tombamento da árvore, que fica na Vila Imperial.

Enquanto isso, ninguém pode mexer na árvore. Desde o fim de julho, vizinhos e admiradores do guapuruvu lutam para impedir que a árvore seja cortada.

De acordo com o comunicado, o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico (Comdephact) vai examinar o valor histórico, paisagístico, cultural e ambiental da árvore para efetivar ou não tombamento.

Alvo de polêmica nas últimas semanas, a árvore de 80 anos e 30 metros de altura seria cortada por uma construtora. No lugar, duas torres residenciais seriam construídas, com 14 andares cada. O corte ainda não foi feito porque uma liminar havia sido concedida pela Justiça impedindo o corte. Ela foi dada no início de agosto pelo juiz da 4ª Vara Cível, Paulo Sérgio Romero Vicente Rodrigues. Valeria até que a empresa interessada, a Associação Redentora Residence, apresentasse autorização da Cetesb para o corte.

No Facebook, a página “Amigos do guapuruvu” já recebeu 1.7 mil curtidas. Uma petição online foi iniciada e, até ontem, reunia 695 adesões. Paralelamente, um abaixo-assinado também está sendo feito. O grupo, por meio da Associação de Proteção à Cidadania (APC), também havia solicitado ajuda do prefeito. Queriam que ele declarasse a árvore imune ao corte, de acordo com o artigo 70, inciso 2, do Código Florestal.

A Associação Redentora Residence tem prazo de 15 dias para contestar por escrito o processo de tombamento.

FONTE

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações176
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/guapuruvu-pode-virar-patrimonio-ambiental/148604619

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)