Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

'Ilhado', guapuruvu vive sua última florada

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

Por Larissa de Oliveira

Ilhado guapuruvu vive sua ltima florada

Foto: Guilherme Baffi

Ilhado em um terreno que se tornou um canteiro de obras, o guapuruvu da Vila Imperial, em Rio Preto, está naquela que pode ser a sua última florada. A árvore de 80 anos, que chama atenção pelos seus 30 metros de altura e pela intensidade do amarelo de suas flores, está ameaçada por ficar dentro da área onde serão construídas duas torres residenciais. Anteontem, defensores do guapuruvu se reuniram para contemplar a florada. "De longe, dá para ver a copa toda amarela. Eu cresci vendo essa maravilha. Não é possível que a Prefeitura permitirá que ele seja cortado. Precisamos aproveitar cada oportunidade para contemplar a beleza dessa árvore", diz a arquiteta Maria de Paula Barbeiro, 39 anos.

Ela afirma que é possível executar um projeto arquitetônico que preserve o verde. "Falta vontade por parte dos donos do terreno em adequar o projeto e incluir a árvore. Será uma vergonha para a cidade se uma árvore dessa for arrancada". A mobilização contra a derrubada ganhou uma página no Facebook, a "Amigos do Guapuruvu". Em julho, a Associação de Proteção à Cidadania de Rio Preto (APC) foi à Justiça para tentar impedir o corte em terreno onde funcionava a Oficina Cultural Fred Navarro. A Associação Redentora Residence, que comprou o terreno, já derrubou o imóvel onde ficava a oficina.

Uma liminar concedida pela Justiça, em agosto, impede que o guapuruvu seja derrubado até que a autorização da Prefeitura para o corte seja apresentado no processo movido pela APC. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente já deu a permissão, mas a Polícia Ambiental barrou alegando falta de autorização da Cetesb. "Estamos terminando de providenciar toda a documentação e também o projeto exigido pela Cetesb para poder derrubar a árvore. Não temos dúvidas de que vamos conseguir", afirma Gilson Bernardes, coordenador geral da Associação Redentora Residence.

FONTE

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações482
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ilhado-guapuruvu-vive-sua-ultima-florada/143988076

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Vamos viabilizar o projeto agregando a árvore e ouvindo a comunidade. continuar lendo