Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Sebrae Paraíba apoia projetos que geram benefícios ambientais

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

Sebrae Paraba apoia projetos que geram benefcios ambientais

Foto: Internet

A emissão de carbono (CO2) gerada durante a Feira do Empreendedor da Paraíba, realizada em maio deste ano em João Pessoa, será recompensada com o apoio a projetos que geram benefícios ambientais mensuráveis e passam por processos de verificação externa. A medida faz parte da política de responsabilidade socioambiental do evento, que recebeu o selo “Evento Neutro”, concedido a organizações e pessoas conscientes sobre o problema das mudanças climáticas e que fazem a compensação ambiental através de apoio financeiro a projetos de Reduções de Emissões por Desmatamento e Degradação evitados (REDD) e energia renovável, na mesma proporção do impacto ambiental.

Durante os quatro dias da Feira do Empreendedor (15 a 18 de maio), foram emitidos 149 toneladas de dióxido de carbono (CO2), provenientes do consumo de energia, combustível e resíduos gerados provenientes da montagem, realização e desmontagem do evento. A compensação foi realizada com a compra de 150 créditos de carbono do Projeto Florestal Santa Maria, no Mato Grosso, e da Central Hidrelétrica Salto Pilão, em Santa Catarina.

De acordo com uma das coordenadoras do Espaço Sustentabilidade na Feira do Empreendedor, Maria Elita Osawa, a iniciativa de quantificar e compensar o carbono representa o comprometimento do Sebrae Paraíba com o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente do país. “Esse é mais um esforço que fazemos localmente para incentivar as iniciativas que impactam positivamente nossa comunidade. E? Muito gratificante poder apoiar e fomentar esse tipo de ac? A? O, que promove a conscientização e engajamento de toda a equipe, parceiros e clientes”, destacou.

A Feira do Empreendedor recebeu mais de 22 mil visitantes e bateu o recorde no número de visitas e atividades oferecidas nas cinco feiras já realizadas no Estado. Foram mais de 300 atividades gratuitas, entre palestras, capacitações, oficinas e apresentações culturais. Além disso, o evento disseminou e aplicou práticas sustentáveis durante os quatro dias, como estandes com aplicativos e vídeos interativos sobre sustentabilidade; a cenogra? A foi pensada para minimizar o consumo de materiais e deslocamento; as caravanas foram ainda mais estimuladas e o seu consumo de combustível foi mensurado.

Projetos apoiados

Para compensar a emissão de carbono e seus efeitos no meio ambiente, serão apoiados dois projetos que geram benefícios ambientais. O projeto Florestal Santa Maria está localizado em Colniza (MT), uma área que sofre intenso desmatamento. O projeto protege uma área privada de mais de 71 hectares de floresta tropical amazônica nativa, o que impede a emissão de quase 30 milhões de toneladas de CO2 em 30 anos. Na área, são conservadas mais de 1,2 mil espécies de fauna e flora e as águas do rio Aripuanã e Madeira. Também há a preocupação social, com a criação de 330 postos de trabalho, gerando renda e crescimento para a comunidade local.

O outro projeto apoiado é a Usina Hidrelétrica Salto Pilão, em Santa Catarina. O projeto consiste na construção de uma usina hidrelétrica que deverá reduzir a emissão de quase 300 mil toneladas de CO2 por ano, além de contribuir para a cota de energia renovável do país.

A neutralização de carbono é uma ação voluntária de responsabilidade socioambiental realizada por organizações e pessoas sobre o problema das mudanças climáticas. Seus principais objetivos são viabilizar economicamente projetos de desenvolvimento sustentável, educar, conscientizar e sensibilizar sobre causas e consequências das mudanças climáticas. Baseado no Protocolo de Kyoto, a neutralização de carbono é uma ação prática e legítima de responsabilidade socioambiental.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias-PB e http://www.paraibatotal.com.br/noticias/2014/07/04/89509-sebrae-paraiba-apoia-projetos-que-geram-ben...

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações449
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sebrae-paraiba-apoia-projetos-que-geram-beneficios-ambientais/126150260

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)