Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Parque da Serra dos Órgãos (RJ) monitora visitantes com sensor de pedestres

Com o novo sistema, todos que passarem por trechos dos Caminhos da Serra do Mar serão contabilizados automaticamente

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) iniciou o monitoramento do número de visitantes que passam por um dos trechos dos Caminhos da Serra do Mar, a Travessia Cobiçado Ventania. Com esse novo sistema, todos que passarem pela trilha serão contabilizados, automaticamente, 24 horas por dia.

A iniciativa busca favorecer a conservação ambiental na Serra do Mar Fluminense. Agora, a equipe do Parque saberá ao certo quantas pessoas frequentam o local, o período e o horário de maior concentração de visitantes e em qual sentido a trilha está sendo mais percorrida. Outros dados importantes também podem ser analisados em uma plataforma online própria e intuitiva traduzida para o português.

Para o chefe da UC, Leandro Goulart, esta ferramenta será útil para definir estratégias de conservação, ações de manejo da trilha e fornecimento de dados para a fiscalização ambiental.

"A escolha do local foi feita estrategicamente para monitorarmos uma trilha que não temos controle de acesso de visitantes pela portaria. Além disso, instalando um equipamento desses logo na primeira temporada de abertura dos Caminhos da Serra do Mar, poderemos avaliar ao longo dos anos se a utilização deste caminho está aumentando de acordo com o esforço de implementação e de divulgação dessas trilhas", destacou Goulart.

O equipamento instalado na Travessia Cobiçado Ventania é um sensor do tipo Placas Acústicas e fica enterrado no solo, completamente invisível. É considerado um dos sensores de pedestres mais modernos existentes no mundo e possui transmissão GSM, o que permite que a administração da Unidade de Conservação (UC) monitore em tempo quase real diversos dados importantes de uso da trilha (transferências diárias de dados e informações com detalhamento de horário, direção da marcha, hora, data, etc).

O trabalho de monitoramento é feito desde o mês de maio em parceria com as empresas Sacis (Soluções Ambientais com Inovação e Sustentabilidade) e a francesa Eco-Compteur.Percurso

Os Caminhos da Serra do Mar são uma trilha de longo curso criada em 2012 que passa por diversos municípios fluminenses e corta algumas das Unidades de Conservação do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense. Entre os ambientes visitados durante todo o percurso, estão diversos ecossistemas associados ao bioma Mata Atlântica, como mata de encosta, campos de altitude, paredões rochosos, poços e cachoeiras. Além disso, os Caminhos da Serra do Mar são um espaço para a prática do montanhismo, caminhadas, contemplação, recreação e lazer.

Sobre o Parque

Localizado no Rio de Janeiro, Parque Nacional da Serra dos Órgãos foi criado em 1939 para proteger a excepcional paisagem e a biodiversidade deste trecho da Serra do Mar na Região Serrana do estado. São 20.024 hectares protegidos nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.

O Parna abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas (que só ocorrem neste local).

A unidade tem a maior rede de trilhas do Brasil. É um dos melhores locais do País para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros; além de ter fantásticas cachoeiras São mais de 130 quilômetros de trilhas em todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas.

Fonte: Instituto Chico Mendes e http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2014/06/parque-da-serra-dos-órgãos-monitora-visitantes-com-se...

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações114
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/parque-da-serra-dos-orgaos-rj-monitora-visitantes-com-sensor-de-pedestres/123365143

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)