Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Ibama fecha carvoaria ilegal no interior de Catalão, em Goiás

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

Agentes de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) destruíram nesta sexta (6) uma carvoaria irregular em um distrito próximo ao município de Catalão, em Goiás. A ação fez parte da Operação Metástasis, da Polícia Federal em parceria com o Ministério Público Federal e o Ibama.

A carvoaria irregular funcionava em uma fazenda localizada a 100 quilômetros de Catalão. De acordo com a investigação, o dono do imóvel cedeu eucaliptos para a carvoaria em troca do desmatamento da área para ser usada como pastagem.

A carvoaria funcionava sem autorização da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Goiás para exploração de madeira.

De acordo com o Ibama, os responsáveis pela carvoaria emitiam notas fiscais falsas e fraudavam o Documento de Origem Florestal (DOF), que autoriza a retirada legal de madeira. Assim, o carvão irregular era legalizado e vendido para 33 siderúrgicas de Minas Gerais, onde era usado na produção de ferro-gusa, matéria-prima do aço.

Os agentes apreenderam 909 sacos de carvão, de 3 quilos cada. A operação também flagrou seis fornos cheios e três ainda em funcionamento.

“Além de autuados e responderem criminalmente, os infratores serão compelidos a recuperar as áreas e fazer a devida reposição florestal”, explicou o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Luciano Evaristo.

O proprietário da carvoaria destruída na operação está preso desde quarta-feira (4) e deve pagar multa de R$50 mil.

O Ibama estima que 89 carvoarias ilegais em nove estados façam parte do esquema. Quase 10 mil hectares de Cerrado e de Caatinga foram destruídos

Fonte: http://aquiacontece.com.br/noticia/2014/06/07/ibama-fecha-carvoaria-ilegal-no-interior-de-catalao-em...

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações152
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ibama-fecha-carvoaria-ilegal-no-interior-de-catalao-em-goias/122818322

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)