Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Mutirão do lixo eletrônico é realizado a partir de amanhã

O Regional e Net Catanduva são pontos de coleta do projeto que acontece durante a semana

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

A transformao constante na tecnologia pode acarretar no acmulo de lixos eletrnico

A transformação constante na tecnologia pode acarretar no acúmulo de lixos eletrônico

O município de Catanduva, assim como as cidades de Ariranha e Santa Adélia, realizam a partir de segunda-feira, 26, até o dia 30 deste mês, um mutirão de coleta de lixo eletrônico.

Em Catanduva, a ação é inédita e visa conscientizar a população sobre a importância em destinar de forma adequada estes tipos de resíduos, evitando danos ao Meio Ambiente.

O Regional e a Net Catanduva preocupados com as causas ambientais, se tornaram parceiros desse projeto e serão pontos de coleta do lixo eletrônico.

O Mutirão Intermunicipal terá a parceira da ONG paranaense E-Lixo, de Londrina, empresa especializada na coleta destes resíduos e que há seis anos desenvolve este trabalho por todo o país.

“Fomos procurados para fazer o destino do material coletado nos municípios citados, pois temos toda a documentação necessária exigida para fazermos este trabalho, uma vez que nós vivemos com materiais doados e que os municípios podem fazer estas ações que culminam com o trabalho realizado por nós da ONG e-lixo. Fazemos um trabalho ambiental de coleta, reaproveitamento e reciclagem de resíduos eletro-eletrônicos como TV, computadores, teclados, mouses, impressoras, ventiladores, telefonia e similares”, explica o diretor da Ong Alex Gomes.

A E-Lixo destaca que a entrega destes materiais no local correto é importante, pois existe um ganho ambiental, uma vez que produtos como estes podem trazer problemas de saúde, com produtos altamente tóxicos como chumbo, mercúrio entre outros e que podem muitas vezes não se deteriorarem na natureza.

Ainda de acordo com o diretor da ONG, a transformação constante na tecnologia pode acarretar no acúmulo de lixo eletrônico. “A simples mudança de sistema operacional gera significantes volumes de materiais eletrônicos, os novos sistemas exigem equipamentos modernos e as atualizações são constantes, agravando o acumulo de eletrônicos”, frisa.

DESTINO

Segundo a E-lixo, os materiais coletados são classificados e se puderem ser reaproveitados, uma parte será vendida, outra parte será doada para instituições sem fins lucrativos e aquilo que não tiver mais uso, será desmontado e classificado por categoria como por exemplo, plástico, vidro, ferro, metais, e depois encaminhado para a indústria utilizar como matéria prima.

“ Esperamos que a população que detém estes produtos, façam o destino correto para que possamos ter um mutirão que resulte numa ação ambiental responsável, com a participação do poder público, e da ONG e-lixo, podemos fazer um grande evento que poderá ser repetido duas vezes ao ano, que interessa tanto para a ONG quanto para a população local destes municípios”, ressalta Alex.

O QUE SERÁ RECOLHIDO?

Computadores, TV, teclado, ventiladores, monitores, mouse, ferro de passar, telefonia em geral, rádios, caixa de som, pendriver, cd, dvd, celular, placas e similares. Pilhas e lâmpadas não serão coletadas.

PONTOS

Em Catanduva há cerca de 80 pontos na cidade, entre as escolas municipais, e o comércio.

O Regional (Rua Pará, 147) e a Net Catanduva (Rua Manaus, 635) são parceiros da ação e estarão recebendo o lixo eletrônico.

Em Santa Adélia a população poderá destinar os materiais para as escolas municipais, Casa da Agricultura e Prefeitura.

Já em Ariranha, que realiza o segundo mutirão, os resíduos serão entregues nas escolas municipais rede estadual, na Garagem Municipal Luiz Benedito Cason (Almoxarifado) e na Casa da Agricultura.

Fonte: http://www.oregional.com.br/2014/05/mutirao-do-lixo-eletronicoerealizadoapartir-de-amanha_309798

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações282
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mutirao-do-lixo-eletronico-e-realizado-a-partir-de-amanha/120463115

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)