Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Crianças constroem sustentabilidade produzindo horta hidropônica

A atividade é desenvolvida com 200 crianças da Palitolândia.

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

No centro da região da Vila Irmã Dulce, local quase sempre apontado como foco de dificuldades e sérios problemas, uma ação vem beneficiando cerca de 200 crianças. E melhor, formando-as como cidadãos que valorizam a sustentabilidade e, consequentemente, a vida.

O local é o Centro da Juventude Maria Cabrini, instalado na Palitolândia, e desenvolve diversas atividades no contra turno com crianças e jovens que estudam em escolas da região.

Foto: Marcelo Costa/ODIA

O mais recente trabalho e que já tem demonstrado resultados bem interessantes é uma horta hidropônica. As primeiras alfaces que surgiram na horta foi motivo de emoção aos participantes.

A horta, segundo explica a diretora do Centro, a Irmã Denise Morra, teve início a partir da aprovação do projeto Integração Cidadã – Esperança e Sustentabilidade, no Fies 2013 – Fundo Itaú de Excelência Social. “Foi uma grande felicidade concorrer com mais de 3 mil projetos. Só 20 foram aprovados e o nosso estava entre eles”, lembra a diretora.

O resultado saiu no final do ano passado, mas o recursos começaram a chegar no início de abril, justamente quando o grupo começou a produzir a horta. Serão disponibilizados R$ 120 mil. Cada nova etapa de recursos somente é liberada após a prestação de contas do que está sendo feito.

Além da horta, os recursos serão utilizados em outras atividades, inclusive com a utilização de brinquedos lúdicos. “Essa parte só não começamos ainda por que o material vem de fora e demora um pouco para ser entregue”, explicou.

Os resultados

O projeto da horta hidropônica vai muito além do aprendizado de como se constrói um material deste tipo ou se faz um plantio. “Começamos pensando na necessidade de limpar o entorno daescola. A primeira coisa que fizemos, então, foi recolher latinhas. Depois pensamos em produzir uma alimentação saudável. E já que não tínhamos terra porque não fazer uma horta hidropônica?”, ressaltou a Irmã Denise.

A atividade, de acordo com a diretora, forma cidadãos cada vez mais preocupados com a sustentabilidade. “Eles passam a perceber que são corresponsáveis por uma vida melhor para todos. Defendem a natureza, defendem a vida”, acrescentou.

Essa é justamente a impressão construída por Amanda Gabriela Alves, de 10 anos. “Estou muito feliz em participar por que estamos protegendo a natureza produzindo uma alimentação saudável. Estamos usando coisas que estavam sendo jogadas no lixo”, comenta.

Para construir a horta é necessário passar por várias etapas, que vai desde o recolhimento das garrafas pets, a limpeza realizada da forma correta para evitar problemas, até a colheita nomomento ideal.

Além da horta, as crianças e jovens do Centro da Juventude Santa Cabrini dispõem ainda de outras atividades, como produção de peças com material reciclado, prática de esportes, como capoeira e badminton, informática, e claro, o reforço escolar. No local também é produzido caju, manga e limão. O resultado desta produção é transformado em suco para as próprias crianças. No final de cada mês são realizadas novas oficinas de sustentabilidade.

Fonte: Repórter: Marcelo Costa - Editor do Jornal O DIA e http://www.portalodia.com/noticias/policia/criancas-constroem-sustentabilidade-produzindo-horta-hidr...

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações530
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/criancas-constroem-sustentabilidade-produzindo-horta-hidroponica/119385319

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)