Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Nem tão verde assim: etanol aumenta poluição por ozônio em SP

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

So Paulo

Rodar carros com etanol no lugar de gasolina pode aumentar a poluição de ozônio na atmosfera. Essa é a conclusão de um estudo feito em São Paulo. Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista científica Nature Geoscience.

O ozônio é um poluente urbano capaz de causar problemas respiratórios graves. Ele pode se formar quando a luz solar desencadeia reações químicas envolvendo hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio emitidos pelos veículos.

O etanol tem sido promovido como um combustível “verde”, pois sua combustão tende a produzir menos emissões de dióxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio do que a gasolina. Mas a nova pesquisa revela que é difícil avaliar o real impacto da mudança da gasolina para o etanol.

Alberto Salvo, economista da Universidade Nacional de Cingapura, e Franz Geiger, um físico-químico da Universidade de Northwestern, explicam no artigo o que aconteceu quando os motoristas de São Paulo mudaram seus hábitos de combustível de repente.

Entre 2009 e 2011, o preço do etanol variou em resposta às flutuações nos preços mundiais do açúcar, que é usado para produzir etanol por fermentação. Enquanto isso, o preço da gasolina controlada pelo governo ficou estável. Isso causou mudanças no consumo de combustível. A participação da gasolina chegou a subir de 42% para 68%.

Durante essa flutuação, os pesquisadores analisaram os dados fornecidos por estações de monitoramento de ar da cidade para registrar a consequência da troca do etanol pela gasolina e vice-versa. O aumento do consumo de gasolina causou uma média de 15 microgramas por metro cúbico na concentração de ozônio, abaixo da média da semana anterior de 68 microgramas, quando havia mais etanol sendo queimado.

Mas os ativistas não devem começar a defender o uso da gasolina em vez de etanol. Entre várias consequências, a gasolina também pode causar problemas de saúde e aumentar a quantidade de material particulado no ar.

O resultado da troca de combustível também pode variar em outras cidades. Por isso, os pesquisadores acreditam que o método pode ser usado para medir os efeitos das mudanças de combustível em outros locais. Só assim será possível prever o real impacto do etanol no meio ambiente.

Fonte: Vanessa Daraya - http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/2014/04/nem-tao-verde-assim-etanol-aumenta-polu...

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações85
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nem-tao-verde-assim-etanol-aumenta-poluicao-por-ozonio-em-sp/118198925

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)