Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Aplicativo permite que consumidores controlem agrotóxicos de alimentos

Novidade tecnológica já chegou aos supermercados de Santa Catarina. Aplicativo está começando a ser usado em outros sete estados

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

Uma novidade tecnológica permite que os consumidores usem o celular para controlar a quantidade de agrotóxico nos alimentos em Santa Catarina.

O consumidor anda cada vez mais exigente. “É nossa saúde que está em jogo”, defende uma consumidora.

“O supermercado tem que se preocupar com isso também”, afirma um consumidor.

O problema é que a maioria dos supermercados não sabe responder quem produz as frutas, verduras e legumes que você consome. A solução encontrada em Santa Catarina foi implantar um sistema inédito no país.

“Cerca de 78% a 75% de todas as frutas, legumes e verduras comercializados no estado já estão com rastreamento e identificação de origem”, explica o presidente da Associação de Supermercados Atanázio dos Santos Netto.

De acordo com Atanázio, isso significa para o consumidor segurança alimentar: "Um produto com mais qualidade e uma questão de saúde pública", afirma.

No campo aumenta o compromisso e a responsabilidade do agricultor no uso do agrotóxico. Até porque, se ele exagera ou aplica um produto irregular pode ser facilmente identificado.

Uma das goiabas vendidas no mercado é da chácara do Maurinho Decker. Quando elas chegam no supermercado já têm nome e sobrenome. Até o consumidor pode acessar estas informações, basta usar um aplicativo de celular.

“Gostei. Sei de onde vem, o tempo para ele chegar até aqui também acho que é importante. Isso passa segurança para a gente”, diz uma consumidora.

O sistema de rastreamento reforça a fiscalização. Uma vez por mês os supermercados mandam amostras para a análises em laboratórios credenciados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Ao todo, 30% das análises feitas até agora apresentaram problemas, especialmente o excesso de agrotóxico. “O agrotóxico, quando usado na forma e na quantidade indicada pelo engenheiro agrônomo, não faz mal à saúde humana”, explica o engenheiro agrônomo Wagner Cavom.

Esta lição o produtor rural Jucélio Petry pôs em prática depois de entrar no programa. “Com o acompanhamento de um agrônomo a gente usa só o que é necessário, né?”, conta.

O rastreamento com o aplicativo de celular também está começando a ser usado em outros sete estados: Rio Grande do Norte; Sergipe; Ceará; Pará; Maranhão; Goiás e Brasília.

Fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2014/04/aplicativo-permite-que-consumidores-controlem-agr...

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações178
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aplicativo-permite-que-consumidores-controlem-agrotoxicos-de-alimentos/117666080

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Sem querer faltar com o respeito, mas esta reportagem é hilária!! O BRASIL É O MAIOR CONSUMIDOR DE AGROTÓXICOS DO MUNDO INTEIROOO!!! Com importante diferença para o 2º colocado.

Nossas lavouras são super enriquecidas em agrotóxicos pelos proprietários. E a fiscalização da vigilância sanitária é sinônimo de piada. apresentação de casos de Intoxicações por agrotóxicos no Brasil são temas frequentes em congressos de clinica médica, medicina e segurança do trabalho.

Isso não muda nada! continuar lendo

A tecnologia é fabulosa. O problema em nosso país é o interesse mercantilista presente, sem se ater aos direitos humanos. O Brasil continua sendo um dos violadores da saúde humana, pois muitos dos agrotóxicos usados já estão proibidos há tempo em muitos países. Não sei o porquê dos nosso governantes não agirem plenamente quanto à questão. O que fico estarrecido é que no voto pelo aumento salarial deles (políticos) a rapidez é impressionante. A cada dia o brasileiro é contaminado pelos agrotóxicos e muitos deles são causadores de problemas hormonais. Alguns agrotóxicos estão sendo culpados pela obesidade mundial, uma vez que, alteram os níveis e produções hormonais. continuar lendo

Especialista indica que pelo menos 30% de 20 alimentos analisados não poderiam estar na mesa do brasileiro

Os indicadores que apontam o pujante agronegócio como a galinha dos ovos de ouro da economia não incluem um dado relevante para a saúde: o Brasil é maior importador de agrotóxicos do planeta. Consome pelo menos 14 tipos de venenos proibidos no mundo, dos quais quatro, pelos riscos à saúde humana, foram banidos no ano passado, embora pesquisadores suspeitem que ainda estejam em uso na agricultura.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2014-02-24/brasil-consome-14-agrotoxicos-proibidos-no-mundo.html continuar lendo