Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Canoístas percorrem Igarapé em nome da preservação ambiental

Integrantes da ASCAE fizeram ‘descida ecológica’ do Igarapé Açu, mais conhecido como Igarapé do São Braz.

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

igarap au Foto Weldon Luciano - GloboEsportecom I

Igarapé Açu, mais conhecido como Igarapé do São Braz, por passar na comunidade de mesmo nome, localizada no Eixo Forte (Foto: Weldon Luciano - GloboEsporte. Com)

Esporte e preservação ambiental. Este sempre foi o lema da Associação Santarena de Canoagem e Ecologia (ASCAE), que foi posto em prática em mais uma de suas ações. Neste domingo (20), os integrantes do projeto fizeram a ‘descida ecológica’ do Igarapé Açu, mais conhecido como Igarapé do São Braz, porque seu leito corta a comunidade de mesmo nome. Como cada canoísta é um ecologista em potencial, os atletas aproveitaram o domingo de Páscoa para trazer vida nova ao manancial.

A aventura ecológica deveria sair da Comunidade de Santa Maria, na região do Eixo Forte, mas por questões de segurança, a coordenação decidiu transferir a concentração dos canoístas para a ponte da Rodovia Fernando Guilhon, que liga a cidade ao Aeroporto Internacional Wilson Fonseca. Num percurso que teve 10 km de extensão feitos em uma hora e meia, o grupo passou por outros locais turísticos como Lago do Juá, praia do Maracanã e o Lago do Mapiri.

O objetivo da iniciativa foi conscientizar a população santarena e comunidades próximas às margens do rio Tapajós sobre os efeitos da poluição nos mananciais da região. A ocupação desordenada tem sido uma forte ameaça para o meio ambiente, que tem muito a oferecer, desde que seja preservado.

- Durante a atividade a gente percebe que há um assoreamento considerável do leito do igarapé, provocado por pessoas que promovem o desmatamento da mata ciliar. O igarapé apresenta também muitos pontos que podem ser convertidos em pontos de visitação turística, o que já acontece em algumas comunidades na área do Eixo Forte. Alavancar o turismo no local pode ajudar na conscientização da preservação- ressalta Jackson Miranda, coordenador da ASCAE.

Canoagem Santarm Foto Weldon Luciano - GloboEsportecom Num percurso que teve 10 km de extensão feitos em uma hora e meia, o grupo passou por outros locais turísticos como Lago do Juá, praia do Maracanã e o Lago do Mapiri.(Foto: Weldon Luciano - GloboEsporte. Com)

Os atletas também tiveram a oportunidade de por em prática uma das modalidades da canoagem, a Slalon, que consiste em um trajeto feito com obstáculos seguindo a sequência numérica e o sentido indicado nelas, contra ou a favor da correnteza. Claro que houve uma adaptação. As balizas não são artificiais e muitas vezes estão submersos. As árvores vão caindo ao longo do leito e seus troncos acabam deixando a prática mais radical. Há três anos que não acontecem competições de Slalon, projeto que a entidade quer resgatar ainda em 2014.

- Essa iniciativa resgata uma das atividades dos pioneiros da ASCAE que percorriam os igarapés de caiaque. Diferente da canoagem em velocidade e da maratona, o que encontramos aqui são obstáculos. São árvores, principalmente açaizeiros, que dificultam a passagem, sendo o momento em que o canoísta deve mostrar toda sua habilidade- conclui Hericles Miranda, atleta.

canoistas ascae Foto Weldon Luciano - GloboEsportecom Os atletas também tiveram a oportunidade de por em prática uma das modalidades da canoagem, a Slalon, que consiste em um trajeto feito com obstáculos (Foto: Weldon Luciano - GloboEsporte. Com)

Fonte: Weldon Luciano - http://globoesporte.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2014/04/canoistas-percorrem-igarape-em-nome...

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações514
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/canoistas-percorrem-igarape-em-nome-da-preservacao-ambiental/116712837

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)