Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Mutirão recolhe cerca de 4 toneladas de lixo eletrônico em Itapetininga

Ação foi promovida por aluno do Senac. Material foi encaminhado para reciclagem por empresa especializada.

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

Um mutirão realizado por estudantes de Itapetininga (SP) conseguiu coletar aproximadamente quatro toneladas de lixo eletrônico. A ação realizada durante a sexta-feira (28), na Praça dos Amores, atraiu centenas de moradores que não tinham onde descartar peças e aparelhos inutilizados.

Durante todo o dia de coleta foram descartados computadores, celulares, aparelhos de televisão e outros equipamentos. O engenheiro agrônomo Ohad Salzsdei participou do mutirão e entregou diversos aparelhos que estavam parados e ocupando espaço na casa da família. “A gente não tinha onde descartar alguns objetos eletrônicos. Fiquei sabendo da campanha e resolvi trazer as coisas para ca. O problema é justamente onde descartar esse tipo de objeto, então, achei uma solução boa”, comenta.

A iniciativa partiu deste grupo de alunos do programa de aprendizagem do Senac. De acordo com a estudante Nádia de Souza, a ideia foi contribuir para a preservação do meio ambiente. “Além disso, a campanha tem o objetivo de despertar a conscientização das pessoas. Para esse olhar, para o nosso futuro. A nossa atitude hoje faz a diferença amanhã”, diz.

A gerente da instituição de ensino, Heloísa Vendramini, ressalta que a ação é uma oportunidade para diversas frentes de ação. Além da questão educacional e da preocupação ambiental, as peças descartadas podem ser transformadas em outros equipamentos. “Esse projeto visa o recolhimento do lixo eletrônico que tem que ter o descarte correto para ser reciclado, reutilizado em novos produtos”, destaca.

A coleta foi feita em parceria com uma empresa especializada em dar o descarte final a esses produtos. Segundo o gerente de logística da reciclado, Eduardo Augusto, depois de coletados os materiais são separação e enviados para reciclagem. Segundo ele, 97% do material recolhido podem retornar a cadeia produtiva como forma de matéria-prima. “Na verdade isso alimenta a cadeia produtiva. Você faz a reciclagem e o material se torna matéria-prima de novo e pode ser produzido um equipamento novo”, afirma.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o país que mais gera lixo eletrônico. A cada ano, são descartadas 97 mil toneladas de computadores, mais de duas mil toneladas de celulares e 17 mil toneladas de impressoras.

Aproximadamente 4 toneladas de lixo eletrnico foram recolhidas Foto Carlos Alberto Soares TV TEM Aproximadamente 4 toneladas de lixo eletrônico foram recolhidas (Foto: Carlos Alberto Soares / TV TEM)

Fonte: http://g1.globo.com/são-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2014/03/mutirao-recolhe-cerca-de-4-tonelad...

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações516
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mutirao-recolhe-cerca-de-4-toneladas-de-lixo-eletronico-em-itapetininga/114696455

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)