Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Maioria dos brasileiros compra novo celular antes de buscar assistência

Uma em cada três pessoas trocam o celular porque ele não funciona. Pesquisa do Idec foi realizada em nove capitais do país.

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

Com a rápida evolução da tecnologia, os aparelhos de celular são os eletroeletrônicos que mantemos por menos tempo. É o que aponta uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) feita em nove capitais do país.

Só em 2013 foram vendidos 61 milhões de aparelhos celulares no Brasil.

Os dados vêm de uma pesquisa que ouviu 800 pessoas em nove capitais brasileiras e constatou que uma em cada três pessoas trocam o celular porque ele não funciona e mais de 81% compram um novo aparelho antes de buscar uma assistência técnica.

“Isso mostra que de fato as pessoas estão cada vez mais expostas a querer comprar, ter uma modernidade do aparelho. Mesmo com o anterior funcionando. Isso se deve muito por conta da tecnologia que avançou muito rapidamente”, explica o pesquisador do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), João Paulo Amaral.

Com o celular cada vez mais descartável imagine o que sobram de telefones e a grande questão é aonde descartá-los. Eles não podem ser jogados em qualquer lixeira.

“A gente tirou da natureza recursos naturais, a gente fabricou esse equipamento utilizando recursos naturais pesados, esses metais pesados causam danos para o meio ambiente e para a nossa saúde. Alguns são até cancerígeno”, alerta o diretor-presidente de cooperativa de descarte de lixo eletrônico, Alex Pereira.

Fonte: Neidi Duarte - http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/03/maioria-dos-brasileiros-compra-novo-celular-antes-de...

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações122
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/maioria-dos-brasileiros-compra-novo-celular-antes-de-buscar-assistencia/114084991

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)