Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Meio Ambiente dá dicas para um Carnaval com sustentabilidade

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná preparou algumas dicas para que as pessoas aproveitem o Carnaval com respeito ao meio ambiente e aos espaços públicos. As orientações valem para quem passa o feriado de Carnaval na praia, na cidade ou no campo.

Geração de lixo - Um dos impactos negativos nesta época do ano é o aumento no consumo e, consequentemente, na produção do lixo. Latinhas de cerveja, garrafas de água, serpentinas, confetes, adereços, tudo faz com que toneladas de lixo se acumulem até a quarta-feira de cinzas.

Além disso, em caso de chuva, se jogado no chão, todo este lixo pode entupir bueiros. A dica é para que as pessoas evitem comprar artigos que representam um grande desperdício e levem sempre uma sacolinha de lixo quando for sair.

Bloco da limpeza - No Litoral do Paraná, o bloco da limpeza continua. O Instituto das Águas do Paraná - autarquia da Secretaria do Meio Ambiente - irá aumentar o número de coletores e também de estações de transbordo de lixo - locais onde os caminhões descarregam o lixo provisoriamente para agilizar a coleta de lixo domiciliar nos balneários de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.

O volume de lixo gerado no Litoral durante o Carnaval pode ser cinco vezes maior do que o normal, podendo chegar a até sete vezes mais. Em dias normais, são gerados, em média, 100 toneladas de lixo em Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos. No carnaval, este volume deverá chegar a 500 toneladas, podendo chegar a até 700 toneladas.

Até 6 de março, o Instituto das Águas e a Sanepar farão a coleta, o transporte e a destinação final de resíduos sólidos. Outra ação importante é a limpeza das praias, que inclui a oxigenação da areia, em Matinhos, Guaratuba e Pontal. O trabalho é realizado por oito máquinas que peneiram, limpam e oxigenam a areia, eliminando as bactérias. Todas as noites, 62 quilômetros de areias passarão por este processo.

Ao longo da orla marítima foram instaladas 1.200 lixeiras. Ao todo, 550 pessoas estão trabalhando nos serviços de limpeza.

Poluição sonora - Em época de Carnaval também é preciso ficar atento à poluição sonora. É importante conciliar a música alta que agrada os foliões, com o descanso daqueles que buscam tranquilidade. Para garantir um ambiente favorável a todos, no Paraná, o Batalhão de Polícia Ambiental é responsável pela orientação das ações relacionadas a poluição sonora. Já os Batalhões de área da Polícia Militar são responsáveis pelo atendimento de denúncias e reclamações de perturbação do sossego. As fontes mais comuns de poluição sonora e perturbação do sossego denunciadas a Polícia são os bares, residências e veículos. A Polícia Militar atende denúncias de perturbação do sossego pelo telefone 190 em todo o Paraná.

Balneabilidade – É preciso reforçar para os veranistas que irão passar o carnaval nas praias paranaenses que o Instituto Ambiental do Paraná divulga, semanalmente, a qualidade da água para o banho do mar. Tomar banho em água contaminada pode causar doenças de pelé, gastrenterite e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Doenças mais graves também podem ser transmitidas pela água, como hepatite A, cólera e febre tifóide.

Por isso é preciso respeitar a sinalização do IAP. As bandeiras e os totens eletrônicos são instalados na orla e indicam que a água está própria (bandeira verde) ou imprópria (bandeira vermelha) para banho 100 metros à direita e à esquerda.

Também é importante que o veranista verifique a ligação de esgoto da sua casa de verão com a rede coletora do município, garantindo que ele seja destinado corretamente, sem causar contaminações.

Maquiagem e fantasia - Seguindo a linha da sustentabilidade, antes de comprar uma nova fantasia, veja se é possível utilizar uma fantasia antiga ou aproveitar peças do seu vestuário. Outra dica é optar pelas linhas de cosméticos ecologicamente corretos para fazer a maquiagem de carnaval. Eles se diferenciam dos cosméticos tradicionais, pelo fato de que suas formulas não agridem o meio ambiente, não possuem aditivos químicos, como conservantes e não são testados em animais. Outro benefício, é que as maquiagens ecológicas são hipoalérgicas e não causam irritações.

Alimentação - O clima de festa que prossegue durante quatro dias de Carnaval, aliado ao calor e a um gasto energético acentuado, pode levar a quadros de desidratação e fadiga. Por isso, alguns cuidados básicos com a alimentação e hidratação são fundamentais para garantir a boa saúde e bastante disposição aos dias de folia no Carnaval.

Confira algumas dicas: faça pelo menos três refeições principais durante o dia; evite alimentos gordurosos, frituras e salgadinhos; consuma frutas, verduras e legumes, para que você esteja em dia com a ingestão de vitaminas e sais minerais, sobremesas refrescantes são ótimas opções e beba de 2 a 3 litros de água diariamente. O consumo de sucos de fruta, água de coco e isôtonicos, antes, durante e depois da folia também é recomendado.

Fonte: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=79266&tit=Meio-Ambiente-da-dicas-p...

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações5481
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/meio-ambiente-da-dicas-para-um-carnaval-com-sustentabilidade/113726527

Informações relacionadas

Luiz Flávio Gomes, Político
Artigoshá 9 anos

Por que tanta violência no carnaval?

Claudio Suzuki, Advogado
Artigoshá 11 anos

Urinar nas ruas durante as festas de carnaval é considerado infração penal?

Agência Sebrae de Notícias
Notíciashá 14 anos

Carnaval Ouro Negro promove sustentabilidade dos blocos

Georges Humbert, Advogado
Artigoshá 9 anos

Educação ambiental: um dever do Poder Público até no carnaval

Nota Dez
Notíciashá 12 anos

MPAP - Ministério Público Estadual firma parceria com LIESA na fiscalização do carnaval em Macapá

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Minha amiga, me permita lhe chamar assim, já que poucos terão a chance de ver
que o que vou dizer é fato consumado. nada mais se pode fazer para parar o
degelo, provocado pelo superaquecimento, previsão de que em 50 anos, não haverá alimento para os 10 Bilhões de seres humanos, sem falar nos animais e que mais de 9 bilhão não viverão. Fiz apenas em resumo, todas as previsões, portanto
todo esse esforço, toda essa propaganda, para mim é enganosa, colocar na mente
de um povo que as enchentes são provocadas porque se joga lixo nos bueiros, isso
claro, ajuda o escoamento, mas tem como evitar enchentes, se o mar vem subindo ano a ano, e se chover, mais alto se dará a enchente. Previsões de um dos maiores
cientistas do mundo diz, que o mar pode, e vai subir muito mais do que dizem ao
povão, não será de 60 cm, se a temperatura subir 5 gr, mas sim de 24 metros, e ai?
Tem pessoas, as mais bem informadas, vendendo o que possuem nos litorais, e
procurando lugares mais seguros, já que as cidades litorâneas estão em áreas de risco, e seu destino é sumir. Aqui onde moro, o mar vai voltar ao seu lugar natural,
atingira a Serra do Mar. Imagine milhões de pessoas irão morrer. Quando o Governo
ira tornar público, quando chegar a hora, se houver tempo, o que eu duvido. Não
irão avisar, como sempre, farinha pouca-meu pirão primeiro.
Não se Brinca com a Natureza, Parem de derrubar a Amazônia,
Quem sabe se ganhe mais alguns anos. Um Abraço. continuar lendo

Cara Carolina Salles, você conhece a Entidade "Reciclafolia" de Vitória ES? Veja a contribuição que este projeto, que funciona dentro das exigências da Lei 12.305, Lei dos resíduos sólidos, não sendo ligada aos órgãos públicos e nem tampouco recebe qualquer apoio destes. No entanto as mulheres dirigentes deste projeto, vem trabalhando demonstrando efetivo zelo pelo meio ambiente e promovendo um carnaval sustentável e fomentando a economia solidária, através do repasse responsável dos resíduos para a produção do artesanato. Verifiquem maiores informações no Google "Reciclafolia" continuar lendo

Prezado Haroldo

Obrigada pela informação e matéria publicada. continuar lendo