Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Pesquisas mapearão dinâmica e interação da floresta amazônica

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

Os projetos fazem parte do programa ‘Green Ocean Amazon’ (GOAmazon), que tem como objetivo elucidar a influência da climatologia do ecossistema amazônico.

Pesquisadores brasileiros e estrangeiros desenvolvem projetos de pesquisa sobre a floresta amaznica

Pesquisadores brasileiros e estrangeiros desenvolvem projetos de pesquisa sobre a floresta amazônica. Foto: Divulgação

Manaus - Estudos apontam que a Amazônia tem papel fundamental na regulação do clima na Terra. Para entender de que forma as alterações na floresta podem gerar mudanças climáticas no planeta, pesquisadores do Amazonas, de São Paulo e de países como Estados Unidos e Alemanha estão desenvolvendo projetos de pesquisa na tentativa de mapear a dinâmica da floresta amazônica e sua interação com a atmosfera.

Os projetos fazem parte do programa de pesquisas ‘Green Ocean Amazon’ (GOAmazon), que está sendo executado desde janeiro deste ano com previsão de finalização desta primeira edição dos trabalhos em dezembro de 2015.

Os estudos contam com um financiamento no valor de R$ 24 milhões das Fundações de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por intermédio do governo do Estado; de São Paulo (Fapesp); e do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DoE). O evento de apresentação do GOAmazon foi realizado, nessa terça-feira (18), no auditório do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

“Essa convergência de trabalho em conjunto terá resultados positivos, tanto para elucidar essa questão da importância dos ecossistemas e como a climatologia do ecossistema amazônico influencia nesse modelo mais global”, disse a diretora-presidente da Fapeam, Maria Olívia Simão.

Segundo o pesquisador do Lawrence Berkeley National Laboratory vinculado ao DoE, Jeff Chambers, durante o estudo, os pesquisadores tentarão entender como funciona a floresta amazônica e como ela tem reagido às ações antrópicas.

“A Amazônia tem um papel determinante na regulação do clima, na troca de gases, água e energia com a atmosfera. Então, para entendermos melhor como a Terra e a atmosfera estão interagindo é importante estudarmos a Amazônia”, esclareceu.

Formação estratégica

Dos seis projetos contemplados, três são coordenados por pesquisadores do Amazonas. Entre eles, está o do pesquisador da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Rodrigo Augusto Ferreira de Souza, intitulado ‘Modificações por poluição antropogênica da química natural atmosférica e microfísica de partículas de chuva tropical’. O estudo, desenvolvido em parceria com os pesquisadores das Universidades de Harvard e de São Paulo (USP), respectivamente, Scot Martin e Henrique Barbosa, investigará o ciclo de vida secundário do aerossol orgânico em ambientes virgens e poluídos.

“Com o GOAmazon estamos tendo a oportunidade de trabalhar com equipamentos de última geração, que não existem no Brasil e que são caríssimos. Além disso, estamos treinando recursos humanos para ter experiência nesse tipo de tecnologia, melhorando a qualidade das pesquisas na região”, disse.

Para o doutor em Física da Universidade de São Paulo (USP) e membro do Comitê Científico do GOAmazon, Paulo Artaxo, as pesquisas científicas na Amazônia estavam “no limite do conhecimento”. Segundo ele, por meio dos experimentos ao longo do GOAmazon, os pesquisadores elucidarão o funcionamento intrínseco do sistema amazônico.

“Esse experimento (GOAmazon) vai endereçar questões estratégicas para o desenvolvimento da Amazônia e do País. Os resultados das pesquisas serão informações preciosas que poderão ser utilizadas por estudantes e pesquisadores pelos próximos dez anos”, afirmou.

Fonte: http://www.d24am.com/amazonia/meio-ambiente/pesquisas-mapearao-dinamicaeinteracao-da-floresta-amaz...

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações456
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pesquisas-mapearao-dinamica-e-interacao-da-floresta-amazonica/113649356

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)