Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Qualidade da água se mantém boa na maior parte das praias do Paraná

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

O 8º boletim de balneabilidade da temporada divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) nesta sexta-feira (7) mostra que a balneabilidade nas represas e praias se mantém na maioria dos locais próprios para banho e monitorados. O monitoramento, feito semanalmente pelo IAP, analisa concentrações de bactérias Escherichia coli (E.coli) de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Dos 47 pontos monitorados no litoral do Estado, apenas quatro estão impróprios para banho, sendo apenas um em faixa de areia. Os pontos são: um na praia de Encantadas na Ilha do Mel (em frente ao módulo policial); dois em rios, Nhundiaquara (na altura do Largo Lamenha Lins) e Marumbi (próximo à ponte da Estrada da Anhaia), ambos em Morretes; e um em água salobra, na Ponta da Pita em Antonia.

Já na Costa Oeste e no Norte Pioneiro todos os locais analisados continuam próprios para banho.

Segundo o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, a manutenção da qualidade da água se deve ao pouco fluxo de chuvas e aos investimentos do Governo do Estado. "Estamos enfrentando um período com pouca densidade de chuvas nesse verão, uma situação muito atípica, o que contribui para que eventuais contaminações com esgoto sanitário cheguem ao mar. Além disso, o monitoramento está refletindo os investimentos do Governo do Estado e prefeituras em saneamento básico, coleta de lixo, limpeza das areias nas praias", afirmou.

Para a diretora de Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição, Ivonete Chaves, outro fator que contribui pra manutenção da balneabilidade é o início do ano letivo. “Com a volta das aulas, muitos veranistas já deixam de frequentar o Litoral, o que também contribui para menor geração de esgoto e menor probabilidade dele ser clandestino e ir para os nossos rios e mar”, explicou.

Além dos pontos monitorados e divulgados nos boletins de balneabilidade, o IAP também monitora e sinaliza durante todo o ano outros locais do Litoral que historicamente são considerados impróprios para banho. Estes são classificados como permanentemente impróprios para banho.

SINALIZAÇÃO - No Litoral, os veranistas podem acompanhar a qualidade das águas nas bandeiras instaladas na orla e também em totens eletrônicos e outros serviços do Governo do Paraná.

A bandeira de cor vermelha significa que a água está imprópria para banho nos 100 metros à esquerda e à direta da sinalização. A azul indica que a água possui bons índices e pode ser aproveitada pelos banhistas.

Os veranistas também podem obter essa informação no site do IAP (www.iap.pr.gov.br) e nos comércios locais.

Fonte: http://www.aen.pr.gov.br.

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações46
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/qualidade-da-agua-se-mantem-boa-na-maior-parte-das-praias-do-parana/112810687

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)