Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Comitê promete usar apenas madeira certificada na Olimpíada do Rio

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

Madeira certificada com o selo FSC para uso na construo civil Foto DivulgaoAMATA Madeira certificada com o selo FSC para uso na construção civil (Foto: Divulgação/AMATA)

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 fechou nesta quarta-feira (11) uma parceria com o FSC Brasil, ONG que promove o manejo florestal sustentável. Com a parceria, o comitê se compromete a usar 100% de madeira certificada nas instalações da Olimpíada no Rio. Os princípios e critérios do FSC garantem que a madeira foi obtida sem destruir a floresta e respeitando direitos trabalhistas, de povos indígenas e comunidades locais.

A parceria vale para todas as compras do comitê olímpico. Segundo Tania Braga, gerente sustentabilidade do Rio 2016, isso significa mais de 40 mil móveis e todas as estruturas temporárias dos Jogos, como palcos ou pistas. As instalações permanentes da Olimpíada, de responsabilidade do governo, não fazem parte do acordo.

Tania diz que o objetivo da parceria é ajudar a criar um legado de sustentabilidade para os Jogos Olímpicos. "Comprar 100% de madeira certificada é o nosso ponto de partida, mas queremos também ajudar a desenvolver o mercado, mostrando que a madeira certificada é economicamente viavel".

A estratégia é bem-vinda. A certificação de madeira e produtos florestais já está consolidada no Brasil, mas produtores certificados ainda enfrentam dificuldades para colocar seus produtos no mercado, principalmente quando precisam enfrentar a concorrência de madeira ilegal. Segundo Fabíola Zerbini, Secretária Executiva do FSC Brasil, é nesse ponto que a parceria pode criar um legado no país. "Nós esperamos que a parceria inspire outros atores da sociedade a buscar a certificação".

Fabiola explica que o FSC está em diálogo com os produtores florestais para conseguir atender à demanda dos Jogos Olímpicos e evitar o risco de faltar madeira certificada no mercado. A ideia é antecipar informações para que produtores consigam se certificar e fornecer a quantidade necessária de produtos florestais. "Com anetecipação e planejamento, a oferta de madeira certificada vai se adequar à demanda tranquilamente".

Não é a primeira vez que o FSC faz parcerias com entidades esportivas para promover o uso responsável da madeira. Nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, o comitê que organizou os Jogos usou grande quantidade de madeira certificada. A Olimpíada de Londres foi considerada um dos mais "verdes" eventos esportivos já organizados.

Fonte: Bruno Calixto - http://epoca.globo.com

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações169
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comite-promete-usar-apenas-madeira-certificada-na-olimpiada-do-rio/112228581

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)