Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Governo reúne entidades para coletar dados do inventário de gases de efeito estufa

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos reuniu nesta quarta e quinta-feira (27 e 28), em Curitiba, órgãos públicos, entidades privadas, instituições de pesquisa e representantes da sociedade civil para dar início ao levantamento de dados que resultará no primeiro Inventário Estadual de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Paraná.

O 1.º Seminário de Nivelamento do Inventário compôs grupos de trabalho para auxiliar na coleta das informações para quantificar o volume de Gases de Efeito Estufa (GEE) emitido por diferentes setores produtivos. As fontes de emissão que serão analisadas são processos industriais e usos de produtos, energia, agricultura, floresta e outros usos da terra, resíduos e saneamento.

A elaboração do primeiro inventário do Paraná é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e pela Way Carbon - empresa especializada na área e que venceu a licitação para executar o inventário. “É um trabalho inédito que divulgará, no prazo de um ano, a quantidade de gases de efeito estufa emitida pelo Paraná. Estas informações são fundamentais para sugestão de medidas de redução desses gases na atmosfera, uma das maiores causas das mudanças climáticas globais”, explica o secretário estadual do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida.

PLANTIOS – O inventário vai fazer o levantamento dos plantios florestais no Paraná que contribuem para compensar o gás carbônico emitido na atmosfera. O coordenador de mudanças climáticas da Secretaria do Meio Ambiente, Carlos Garcez, conta que os estudos e levantamentos que existem no Paraná dentro de cada categoria já foram levantados. “Agora, damos início à coleta dos dados", informa Carlos.

Entre as instituições que vão contribuir com o inventário está a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). “A partir de informações que já levantamos junto a indústrias de grande porte do estado, vamos ajudar na compilação de dados sobre as emissões do setor de processos industriais e usos de produtos”, explica o consultor ambiental da Fiep, Mauricy Kawano.

PROGRAMAÇÃO - Consultores da Way Carbon apresentaram às entidades parceiras as bases físicas das mudanças climáticas, as diretrizes e metodologias e o plano de trabalho para a compilação do inventário.

O Seminário de Nivelamento do Inventário Estadual de GEE faz parte da primeira fase dos trabalhos, de mobilização e planejamento. O cronograma inclui procedimentos de controle de qualidade, definição do modelo de protocolo, seminários setoriais e regionais, processamento do relatório, análise de projetos para redução das emissões de gases e, por último, seminários de divulgação dos resultados.

METODOLOGIA - O Paraná terá um inventário nos mesmos moldes do inventário brasileiro, elaborado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Serão aplicadas as diretrizes sugeridas pelo IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima), que organiza as emissões de acordo com setores da economia e que foi utilizada para elaboração do inventário do Brasil. Os cinco setores estratégicos que serão analisados para o inventário estão de acordo com a Lei Estadual de Mudanças Climáticas e com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima.

O inventário vai analisar o volume de gás emitido por atividades como a queima de combustíveis, transporte, construção, petróleo e gás natural e uso de solventes. O período de referência dos estudos é entre os anos de 2005 e 2012.

O Paraná é o sexto estado a realizar o inventário, depois de Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

AÇÕES - Entre as medidas que poderão ser adotadas, estão o emprego de sistemas mais equilibrados na agricultura e na pecuária, a manutenção permanente da cobertura do solo e a adoção de fontes de energia mais limpas. Os cidadãos também podem contribuir, adotando práticas mais sustentáveis como a reciclagem, o uso de transporte e combustíveis menos poluentes e utilizando a água e a energia de maneira racional.

Participaram do Seminário representantes da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Copel, Sanepar, Instituto de Terras, Cartografia e Geociência (ITCG), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Simepar, Tecpar, Lactec, ONG Gerar, Secretaria de Estado da Saúde, Infraestrutura e Logística, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Grupo Index, GSS Consult e Comissão Executiva do Fórum de Mudanças Climáticas Globais e proprietários de áreas de florestas no Paraná.

Fonte: http://www.aen.pr.gov.br

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações62
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-reune-entidades-para-coletar-dados-do-inventario-de-gases-de-efeito-estufa/112162971

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)