Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Projeto de meio ambiente será aberto para comunidade de Atibaia

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

O vereador Prof. Rodrigo Parras foi conhecer de perto o trabalho da Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião (SP), com o objetivo de desenvolver projetos para a comunidade de Atibaia. Ele conversou com o secretário Eduardo Hipólito do Rego e recebeu material sobre a cidade litorânea – Atlas Ambiental de São Sebastião e folheto sobre o projeto Visão Costeira.

Com o secretário e sua equipe técnica, o Prof. Rodrigo iniciou conversações no sentido de abrir para visitação de estudantes de Atibaia o projeto Visão Costeira, iniciado em 2004 por pesquisadores interessados em levantar a real condição de ecossistemas e áreas protegidas como mangues, praias, costões rochosos e Unidades de Conservação.

“O interessante é que esse projeto, além da pesquisa, está recepcionando os estudantes em duas etapas. Na primeira, há um bate-papo sobre o que eles conhecerão; na segunda, a parte marítima, quando se percorre a totalidade do canal pela linha da costa. Como pós-navegação, o projeto incentiva os estudantes à preparação de trabalhos sobre o que viram. Há um concurso de imagens da região. O resultado é um grande acervo fotográfico sobre a vida na costa, com flagrantes ambientais”, explicou o Prof. Rodrigo.

Para o vereador, essa experiência poderá ser muito rica, do ponto de vista da educação sustentável, para os estudantes de Atibaia. Na década de 1950, o litoral norte paulista, onde está São Sebastião, era uma região relativamente isolada. Dois marcos foram a construção do porto de São Sebastião, em 1954, e a inauguração do Terminal Almirante Barroso (Tebar), em 1968. A rodovia Rio-Santos foi construída nos anos 70 e 80. E, dos 90 para ca, o turismo aumentou bastante os empregos na construção civil, na gastronomia, no comércio e nos serviços.

O Prof. Rodrigo conversou ainda com a chefe de Divisão de Educação Ambiental, Christiane Cruz, que abriu a possibilidade de realizar oficinas de reciclagem e artesanato a partir de materiais descartados. Ela também explicou ao vereador que o trabalho de sua área é “no estilo missionário, de porta em porta, nas diversas casas das comunidades que são visitadas periodicamente no sentido de orientar e esclarecer sobre a preservação ambiental”.

Fonte: Câmara Municipal de Atibaia e http://www.jcatibaia.com.br

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações212
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-de-meio-ambiente-sera-aberto-para-comunidade-de-atibaia/112153627

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)