Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Seminário discute licenciamento ambiental em quilombos do Pará

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

Com o tema “Licenciamento Ambiental e Perspectivas Sustentáveis em Terras Quilombolas do Pará: Implicações e Desafios”, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) promoveu um seminário para debater a Política Estadual Quilombola (prevista no Decreto nº 261, de 22 de novembro de 2011). Realizado pela Gerência dos Povos Indígenas, da Diretoria de Áreas Protegidas (Diap), o seminário aconteceu na última quinta-feira (21), no auditório da Diap, e reuniu representantes do governo do Estado, Ministério Público do Estado e Defensoria Pública.

José Carlos Silva, representante da coordenação das Associações das Comunidades Remanescentes dos Quilombos (Malungu), ressaltou a importância da discussão da mudança da regularização fundiária no Estado.

Eliane Moreira, titular da 8ª Promotoria de Justiça de Castanhal, também destacou a importância da consulta prévia e do licenciamento ambiental, assim como a inclusão das comunidades tradicionais urbanas nas políticas estaduais. “Estudos da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que, no ano de 1921, 80% dos trabalhadores escravos eram de comunidades tradicionais, situação que existe até hoje”, ressaltou.

O quilombola Raimundo Nonato, residente na comunidade Abacatal, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, disse que muitas vezes a comunidade foi procurada por empresas interessadas em extrair piçarra dentro da comunidade, o que geraria renda aos comunitários. Mas as propostas nunca foram aceitas. “A comunidade acredita que o comércio de minerais geraria quebra na harmonia do convívio na comunidade”, concluiu.

Fonte: Káthia Oliveira - http://www.agenciapara.com.br

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações99
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seminario-discute-licenciamento-ambiental-em-quilombos-do-para/112141156

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)