Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Sema apoia Programa Recicle Óleo no Jabutiana

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

A Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju (Sema), a Associação de Moradores do Sol Nascente/JK e Movimento Jabutiana Viva estão unidos em prol do meio ambiente. No dia 26 de novembro, próxima terça-feira, às 19h, haverá o lançamento do Programa Recicle Óleo, no bairro Jabutiana. O evento acontecerá na Associação de Moradores da Comunidade e tem como objetivo dar um destino ambientalmente sustentável ao óleo de cozinha.

“Este programa é importante, uma vez que envolve a comunidade, sendo inédito em Sergipe. Atualmente o recolhimento de óleo de cozinha saturado é feito em restaurantes e outros empreendimentos. A ação visa à minimização dos danos ambientais” disse o coordenador do Programa Recicle Óleo e presidente do Movimento Jabutiana Viva Jorge Moreira.

O secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos, parabenizou a iniciativa da comunidade em preservar o meio ambiente. “O Programa Recicle Óleo é uma iniciativa sustentável que viabilizará um destino correto ao óleo de cozinha e preservará o rio Poxim, que banha todo o bairro Jabutiana e mais seis outros bairros de Aracaju, abastecendo 30% da água consumida na Capital. Os moradores do Jabutiana estão de parabéns por ser o primeiro bairro da Capital a iniciar este programa. É importante que todos os moradores participem e sejam multiplicadores dessa ação”, enfatizou Matos.

A intenção do programa Recicle Óleo é mostrar também a comunidade que o óleo pode ser transformado em biodiesel, sabão, detergente, massa de vidraceiro e até ração animal. Por isso, a empresa Recigraxe fará o recolhimento do óleo de cozinha no Ecoposto e dará a ele um destino ambiental sustentável.

O descarte inadequado do óleo de cozinha pela pia causa entupimentos no encanamento residencial e na rede pública de esgoto, levando ao uso de produtos químicos altamente poluentes aos rios e lençóis freáticos. Nos rios, o óleo de cozinha forma uma camada impermeabilizante na superfície que impede a passagem de luz comprometendo o oxigênio existente e levando a morte peixes e vegetação aquática. Já, no solo, o óleo também causa grande impacto ambiental negativo. Ele impermeabiliza o solo contribuindo para ocorrências de enchentes.

Depois que o óleo usado esfriar, deposite-o em uma garrafa pet com auxílio de um funil e mantenha sempre bem fechada. Não use vasilhas de vidro ou latas por motivo de segurança. Com um guardanapo de papel, limpe a panela em que foi preparado o alimento com óleo e faça o mesmo procedimento com funil e coloque o guardanapo sujo no lixo orgânico. Quando a garrafa pet estiver cheia, leve para o Ecoposto na Sede da Associação dos Moradores do Sol Nascente/JK, situada na Avenida Cezartina Régis, 335, Conjunto Sol Nascente, Bairro Jabutiana.

A garrafa pet, com o óleo, será colocada em um tonel próprio para este fim. O horário de recolhimento será das 15h às 19h (segunda a sexta) e das 8h às 12h (sábado).

Fonte: http://www.infonet.com.br

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações162
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sema-apoia-programa-recicle-oleo-no-jabutiana/112140235

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)