Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Governo do Rio e prefeituras firmam acordo para reforçar proteção de reserva biológica

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

Com o objetivo de reforçar a proteção da Reserva Biológica do Tinguá, na Baixada Fluminense, a Secretaria do Ambiente do Estado do Rio assinou nesta quinta (7) um protocolo com as prefeituras de seis municípios vizinhos à área de proteção ambiental.

De acordo com o documento, as prefeituras se comprometem a desenvolver ações e planos voltados para a preservação da região, que tem 26 mil hectares, e é um das mais importantes unidades de conservação federal. As cidades que assinaram o protocolo são: Duque de Caxias, Japeri, Nova Iguaçu e Queimados, na Baixada Fluminense; Miguel Pereira, no centro-sul do estado, e Petrópolis, na região serrana.

Entre as ações acertadas, estão previstas a readequação dos limites das unidades de conservação municipais com a reserva biológica, revisão dos planos diretores e iniciativas conjuntas de ensino ambiental e de fiscalização.

Segundo o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, cerca de R$ 4 milhões serão investidos na Reserva do Tinguá e nas regiões próximas. "Todos essas cidades têm faunas com espécies específicas e com uma biodiversidade incrível. Essa iniciativa busca justamente otimizar o trabalho de preservação para combatermos problemas comuns nessa região, como poluição de rios, tráfico de animais e caçadas irregulares", disse.

Ainda de acordo com o secretário, as ações ambientais na região podem gerar emprego e chance de renda para as famílias. "Esse trabalho simultâneo traz consigo uma movimentação nos setores e aquece os negócios da região. Tenho certeza que o ecoturismo e a gastronomia podem fazer parte da vida dessas pessoas".

Fonte: http://aquiacontece.com.br

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações73
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-do-rio-e-prefeituras-firmam-acordo-para-reforcar-protecao-de-reserva-biologica/112087231

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)