Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Guarujá (SP) ganha certificação ambiental

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

O Brasil tem novos destinos certificados pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE), um programa internacional conduzido por ONG que já certificou mais de 3,8 mil praias e marinas em 46 países.

O centro de lazer Marinas Nacionais, no Guarujá (SP), recebe pela primeira vez a Bandeira Azul, no dia 23 de novembro. A certificação, mundialmente reconhecida como sinônimo de preservação de costas marinhas, é concedida pela Foundation for Environmental Education (FEE), formada por organizações não governamentais de 46 países.

A Prainha, na cidade do Rio de Janeiro, e a Marina Costabella, em Angra dos Reis (RJ), tiveram seus certificados renovados. As cerimônias de hasteamento das bandeiras serão nos dias 9 de novembro, na Prainha, e 10 de novembro, na Marina Costabella.

A bandeira azul é a mais alta certificação para praias e marinas de todo o mundo. Com a certificação, além de conquistar visibilidade internacional no setor ambiental, o destino agrega atributos que o diferenciam no mercado de viagens.

Em 25 anos, a certificação foi concedida a 111 praias e 28 marinas do Hemisfério Sul que se somadas às do Hemisfério Norte totalizam 3850 bandeiras distribuídas em 48 países.

O júri do programa é formado por instituições brasileiras e internacionais. No Brasil, o Ministério do Turismo (MTur) é um dos principais integrantes. As praias e marinas inscritas no programa se comprometem com o cumprimento de ações voltadas para a educação e informação ambiental, qualidade da água, segurança e gestão ambiental.

O MTur desenvolve uma série de ações voltadas para a educação ambiental e melhoria da infraestrutura nas praias brasileiras. Entre elas, destacam-se obras de despoluição das praias, de saneamento, acessibilidade, melhoria da infraestrutura das barracas de praia e sinalização.

"Turismo, meio ambiente e sustentabilidade andam juntos. Precisamos estimular o consumo consciente de nossos visitantes, queremos aprofundar os nossos esforços para ampliar os ganhos para o Brasil e o mundo", defende o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Outra ação do MTur é o Passaporte Verde, uma campanha de estímulo à adoção de práticas sustentáveis no turismo. Materiais informativos que estimulam o turista a reconhecer seu papel como agente de contribuição para a conservação do meio ambiente são distribuídos em áreas turísticas. O programa busca um relacionamento saudável com a natureza, as comunidades e a cultura dos destinos turísticos visitados.

Fonte: www.mercadoeeventos.com.br

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações148
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/guaruja-sp-ganha-certificacao-ambiental/112080030

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)