Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

STJ confirma condenação da Prefeitura de Joinville para recuperar área de preservação do Morro do Iririú

Publicado por Carolina Salles
há 11 anos

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou na última quarta-feira a sentença obtida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) que condenou o município de Joinville a recuperar uma área de preservação permanente no Morro do Iririú, que foi degradada por construção sem alvará ou licença ambiental.

Na ação, a 14ª Promotoria de Justiça informa que o morador construiu casa e outras benfeitorias - campo de futebol, estrada, etc. - em área de preservação permanente, sem qualquer licença ambiental ou alvará de construção emitidos pelos órgãos competentes.

Argumentou o Ministério Público que, entre a fiscalização ocorrida no ano 2000 e o ajuizamento da ação, em 2002, o município não tomou providência administrativa ou judicial para demolir as obras irregulares, conforme determina a legislação, e por isso era também responsável pela degradação.

O juízo da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Joinville condenou, então, o município e proprietária a repararem integralmente a área degradada, demolindo todas as edificações irregulares, com multa diária de R$ 1 mil para o caso de descumprimento da sentença.

O município de Joinville apelou ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ), que negou o recurso por unanimidade. Com a decisão negativa de segundo grau, Joinville recorreu em recurso especial, que teve o seguimento negado pelo TJSC. Então, buscou o STJ que confirmou a decisão.

O que diz a Prefeitura:

Ao tomar conhecimento da decisão do Superior Tribunal de Justiça, a Procuradoria Geral do Município de Joinville informou, na tarde quarta-feira , que acompanha o caso, cujo recurso havia sido recebido com efeito suspensivo. Embora regularmente intimada, a Prefeitura de Joinville aguarda do Fórum da Comarca e notificação formal da decisão para o cumprimento da determinação judicial.

Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações200
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-confirma-condenacao-da-prefeitura-de-joinville-para-recuperar-area-de-preservacao-do-morro-do-iririu/111988460

Informações relacionadas

Eliã Viticoski, Bacharel em Direito
Artigoshá 2 anos

Meu Pai Faleceu: Como Descobrir se ele Tinha Bens?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)