Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Batalhão de MT completa 30 anos de proteção ao meio ambiente

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

Há três décadas fiscalizando e protegendo a fauna, flora e demais recursos naturais em Mato Grosso, o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) completa, neste domingo (20.10), 30 anos de atuação. A intensividade das ações do batalhão ficam claras no registro das ocorrências de crimes ambientais. Somente de janeiro a setembro deste ano, foram contabilizadas 80 mil ocorrências, 19 mil delas envolvendo apreensão de pescado.

As unidades operacionais do Batalhão estão distribuídas nas cidades de Cuiabá, Rondonópolis, Cáceres e Barra do Bugres. Os policiais atuam em fiscalizações terrestres e embarcadas para coibir os impactos ambientais. “Nossa principal missão é consolidar um ambiente ecologicamente equilibrado”, enfatizou o comandante do Batalhão, tenente-coronel PM Rhaygino Sarly Rodrigues Setubal.

Entre as ocorrências registradas de janeiro a setembro estão: 33.908 pessoas abordadas, 14.090 veículos vistoriados e 3.732 embarcações vistoriadas, resultando na apreensão de 59 armas de fogo, 252 munições, 3.358 materiais de pesca, 20 embarcações, 71 veículos auto motor utilizado na prática de crime ou infração ambiental, 352 espinheis, 96 tarrafas empregadas em pesca predatória e mais de 708 peças de pescados fruto de pesca predatória.

Além das ações de apreensão, o batalhão também realizou o resgate de 377 animais silvestres em situações de risco, sendo 355 animais soltos em ambientes próprios após triagem, permanecendo um total de 22 animais à disposição do Centro de Triagem de Animais Silvestres para tratamento veterinário. As denúncias podem ser feitas através dos números 190 ou (65) 3684-4244.

Através do Centro de Educação Ambiental, o batalhão realiza palestras e ações de educação ambiental junto a outros órgãos públicos em escolas e demais entidades, com objetivo de conscientizar adultos e crianças para a necessidade de preservar o meio ambiente.

A frente do batalhão desde março, o tenente-coronel PM Rhaygino Sarly Rodrigues Setubal, fala sobre o empenho dos policiais que atuam no combate aos crimes contra o meio ambiente. “São policiais empenhados que procuram maximizar os recursos disponíveis ao batalhão com objetivo de alcançar um bom resultado atacando as frentes que poluem e degradam o meio ambiente”, falou.

Fonte: www.secom.mt.gov.br

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações208
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/batalhao-de-mt-completa-30-anos-de-protecao-ao-meio-ambiente/111960860

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)