Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

RS garante apoio à família de ativista do Greenpeace detida na Rússia

Publicado por Carolina Salles
há 11 anos

O governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, garantiu nesta segunda-feira apoio à família de Ana Paula Maciel, ativista brasileira do Greenpeace detida na Rússia. Os pais de Ana Paula foram recebidos na tarde de hoje pelo governador, que ofereceu a estrutura institucional para que a gaúcha retorne ao País o mais breve possível.

"A relação com o Estado nacional não é feita por nós, mas a família terá todo carinho e acolhimento do governo, pois se trata de uma brasileira e gaúcha", afirmou Tarso. "A preocupação que temos em um momento como este é com os direitos resguardados", disse o governador.

O pai de Ana Paula, Jaires Maciel, disse que a ajuda oferecida pelo Estado tranquiliza a família. “O governador colocou à disposição a estrutura institucional do Estado e o que for possível fazer para ajudar na solução do problema. É uma gaúcha que precisa voltar para casa, afinal ela só estava lutando por sonhos e por aquilo que acredita, e isso não é crime em lugar nenhum no mundo”, disse. "Ter o apoio dos órgãos governamentais do nosso país nos tranquiliza", afirmou Jaires.

Para a mãe de Ana Paula, Rosângela Maciel, o encontro com o governador foi animador: "A esperança e a expectativa aumentaram, nós estamos sendo ouvidos e tudo o que é possível está sendo feito para que ela seja libertada", disse. Segundo ela, a filha, mesmo presa, "está tranquila e com muita esperança de que logo tudo irá se resolver".

A carta de garantia já enviada pelo governo brasileiro é considerada a solução mais eficiente para que a ativista responda ao processo em liberdade. "A Embaixada do Brasil está se responsabilizando pela sua nacional, garantindo que ela irá responder ao processo. Nós não queremos nenhum privilégio para a Ana Paula, só queremos que ela seja tratada com dignidade, justiça e que os direitos civis sejam respeitados", disse Rosângela.

Segundo o diretor de Políticas Públicas do Greenpeace, Sergio Leitão, que acompanhou o encontro, "a carta dá ao governo russo a garantia de que, se Ana Paula for colocada em liberdade, poderá responder ao processo sem a necessidade de ficar presa, porque terá a garantia de que ela não vai fugir. Ela ficaria na Rússia até a conclusão do processo, mas em liberdade".

A ativista Ana Paula Maciel foi detida no dia 19 de setembro com 29 colegas ambientalistas que participavam de protesto contra a exploração petrolífera no Ártico. O Brasil foi o único país a oferecer a carta de garantia ao governo russo. Na segunda-feira, Tarso Genro reuniu-se em São Paulo com o diretor do Greenpeace no Brasil, Fernando Rossetti, para tratar da situação de Ana Paula.

Fonte: http://noticias.terra.com.br

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações31
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rs-garante-apoio-a-familia-de-ativista-do-greenpeace-detida-na-russia/111939834

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A situação na Rússia continua complicada: mais dois ativistas tiveram fiança negada pela corte de Murmansk na manhã de hoje. Um deles é o capitão americano Pete Willcox, responsável pelo Arctic Sunrise, que foi também o capitão do Rainbow Warrior em 1985, quando o serviço secreto francês explodiu seu navio. continuar lendo