Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Ministério Público capacita Polícia Ambiental para uso do decibelímetro

Publicado por Carolina Salles
há 11 anos

Sandro Neves

Com a finalidade de capacitar militares da Polícia Ambiental e da Guarda Municipal para o exercício da atividade de fiscalização ambiental no tocante às infrações e crimes ambientais de poluição sonora, foi realizado, nos dias 11 e 12, na sede da 5ª Companhia de Polícia Militar Independente, Meio Ambiente e Trânsito (5ª CIA PM IND MAT-Uberaba), o curso de Capacitação do Uso do Decibelímetro.

O curso foi coordenado pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais e ministrado por seus analistas, Almir, Lopes Louvres e Fernando Etto Lajes, lotado na comarca de Belo Horizonte. Participaram do encontro, a Polícia Ambiental e a Guarda Municipal (GM).

Conforme o analista do Ministério Público, Almir Lopes Louvres, o objetivo é treinamento de policiais militares e guardas municipais para operar o medidor de nível de pressão sonora. “Com a conclusão do curso, os agentes poderão atuar nas demandas que envolvem emissão de ruído na cidade, de empreendimentos, comercial recreativo, industrial e som automotivo e veículos de propaganda”, argumentou.

Louvres explica que a aferição de decibéis poderá ser feita através de denúncia ou não. Os policiais ou os agentes da GM estarão equipados com o decibelímetro que é fiscalizado permanentemente pelo Inmetro. “Diante de queixa ou iniciativa dos policiais durante patrulhamento, eles inspecionarão o local para garantir a execução da sua tarefa: coibir o ruído persistente que seja caracterizado como poluição sonora”, explicou.


Almir destaca que os níveis máximos de emissão de decibéis permitidos por Lei de acordo com as faixas de horário são: 65 decibéis – das 7h às 20h, 60 decibéis das 20h às 22h e, das 22h às 7h, cerca de 50 decibéis. “Vale lembrar que, em som automotivo, há uma tabela de função e distância em que o aparelho estará do veículo, havendo variação de níveis de decibéis”, ressaltou.

Crime - Conforme o Tenente Belchior dos Reis Carvalho Filho, o curso preparou os militares e os agentes da Guarda para operarem o aparelho decibelímetro que será utilizado na aferição e verificação de volume sonoro excessivo. “O excesso de ruído é crime ambiental. De acordo com o artigo 54 da Lei Federal nº 9.605/98 - Lei dos Crimes Ambientais, causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, a pena é de reclusão de um a quatro anos e multa”, alertou.

Fonte: www.jornaldeuberaba.com.br

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1056
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministerio-publico-capacita-policia-ambiental-para-uso-do-decibelimetro/111886337

Informações relacionadas

Felipe Gomes, Bacharel em Direito
Modeloshá 4 anos

Modelo de Defesa Prévia suspensão da CNH

Rodrigo Guerin, Advogado
Artigoshá 6 meses

Posso utilizar escapamento esportivo? Saiba o que diz a Lei:

[Modelo] Defesa Prévia em Crime Ambiental - Resposta à Acusação

Petição Inicial - TJDF - Ação de Obrigação de Fazer c/c Pedido de Tutela de Urgência e Condenação em Danos Morais - Procedimento do Juizado Especial da Fazenda Pública - contra Departamento de Transito do Distrito Federal

Doutor Multas, Bacharel em Direito
Artigoshá 5 anos

Moto barulhenta dá multa?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)