Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Princess é multada em US$ 40 mi por crime ambiental

Publicado por Carolina Salles
há 7 anos

Por Janize Colaço

A Princess Cruises, da Carnival Corporation, irá se declarar culpada das sete acusações criminais de poluir os mares e por tentar encobrir o fato, aceitando uma multa de US$ 40 milhões, segundo informa o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

O departamento acusa a unidade de Princess da Califórnia de “despejo ilegal de resíduos de óleo contaminado, oriundo do navio de cruzeiro Caribbean Princess”. Ainda segundo ele, houve a intenção deliberada da companhia de tentar encobrir o crime.

Após o anúncio, as ações da Carnival, maior companhia marítima do mundo, caíram mais de 2% no New York Stock Exchange.

Em um comunicado, a Princess Cruises afirma estar decepcionada com as ações que, segundo ela, teriam sido efetuadas por funcionários sem o seu conhecimento. "Estamos extremamente decepcionados com as ações imperdoáveis de nossos funcionários que violaram nossas políticas e legislação ambiental quando ultrapassado o nosso sistema de tratamento de água de esgoto e descarregada água de esgoto não tratado no oceano", afirmou.

A linha marítima ainda argumentou ter implementado medidas para melhorar a supervisão e responsabilidade, além de investir em treinamento e atualização de equipamentos para garantir a conformidade com as regulamentações ambientais.

HISTÓRICO

O Caribbean Princess está sendo acusado de fazer descargas ilegais de resíduos desde 2005, utilizando um equipamento de circulação – conhecido como “tubo mágico” – que contorna equipamentos de prevenção de poluição e separa e monitora os níveis de óleo extraídos pelo navio, segundo informa o departamento.

De acordo com os investigadores, a empresa começou a ser investigada após um engenheiro ter relatado o despejo ilegal de resíduos ao longo da costa de England, em agosto de 2013. Segundo ele, dois outros engenheiros teriam tentado encobrir a ação.

“A companhia é bastante respeitada no mercado e poderia ter feito fiscalizações melhores”, afirmou o procurador-geral do departamento, John Cruden, em comunicado. "Esperemos que o resultado deste caso tenha potencial, não apenas para traçar um novo rumo para a empresa, mas que sirva de exemplo para as demais."

Fonte: http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/cruzeiros/2016/12/princessemultada-em-us-40-mi-por-crim...

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações195
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/princess-e-multada-em-us-40-mi-por-crime-ambiental/413136870

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A licença de operação deveria ser caçada. Obrigado. continuar lendo

Lá pelo menos as multas tem caráter educativo em função do valor. continuar lendo