Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Entenda por que é proibido levar seu animal de estimação no Jardim Botânico de Florianópolis

Publicado por Carolina Salles
há 8 anos

No primeiro fim de semana em que o Jardim Botânicofoi aberto em Florianópolis, um dos principais assuntos não teve nada a ver com plantas, árvores ou a horta orgânica do novo espaço. O tema foi a proibição da entrada de animais de estimação no local. Diversas pessoas chegaram desinformadas e se depararam com o aviso de que não era permitida a entrada de pets. Frustrados, deixaram o local com seus cachorrinhos. Mas por que não se pode levar pets para o Jardim Botânico?

O primeiro argumento é a Lei Municipal 094, de 2001, artigo , que proíbe a permanência e o trânsito de animais em locais de livre acesso ao público. Mas no caso do parque Jardim Botânico de Florianópolis há também a orientação da autoridade ambiental, que é a Floram. Por política pública de proteçâo a fauna silvestre, a Floram não permite o acesso de animais domésticos em unidades de conservação e parques ecológicos do município. O novo parque segue o mesmo regulamento aplicado às unidades do Córrego Grande, Lagoinha do Peri e Maciço do Morro da Cruz.

Parques ecológicos têm finalidade de conservação, educação ambiental, pesquisa científica e lazer, desde que não perturbe a vida de animais silvestres. No Parque Jardim Botânico de Florianópolis há frequência de biguás, quero-queros, maçarico-da-cara-preta, por exemplo.

— Além dos aspectos legais, fica claro as questões de segurança e sanitárias. Não podemos proibir animais de grande porte e liberar os pets pequenos. Há sempre risco de uma briga entre animais, e os cães machos costumam urinar em diversos lugares — ressalta Marius Bagnati, presidente da Companhia de Melhoramento da Capital (Comcap), gestora da área.

Fonte: dc. Clicrbs. Com. Br

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações509
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/entenda-por-que-e-proibido-levar-seu-animal-de-estimacao-no-jardim-botanico-de-florianopolis/388869022

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Não vejo o por que da proibição desde que se leve uma pá para ajuntar as fezes do animal e correia de proteção/focinheira... continuar lendo