Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Compromisso ambiental

Um tema que sempre passa ao largo das agendas dos candidatos no período eleitoral

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

Por Renata Oliveira

Neste domingo (21) comemora-se o Dia da Árvore, já na segunda-feira (22) é o Dia Mundial sem Carro, que remetem a um tema que costuma passar ao largo do processo eleitoral: o meio ambiente. A maioria dos candidatos evita o assunto porque entende que falar de meio ambiente inibe a vinda de grandes projetos e a população daria mais atenção à oportunidade de emprego do que à questão ambiental.

Uma grande ilusão ou uma grande mentira? Na verdade a classe política, em parceria com uma mídia corporativa, criou essa ideia de que apenas os grandes projetos poluidores são capazes de gerar emprego e renda para a população. Mentira. As pequenas empresas é que movimentam a economia local, já que o imposto das poluidoras não fica no Estado.

E porque a classe política e parte da mídia adotaram esse discurso? Porque são essas poluidoras é que financiam as campanhas milionárias de alguns candidatos, que posteriormente vão defender os interesses desses empreendimentos no Parlamento ou no Executivo. Já a mídia, muitas vezes confunde departamento comercial com visão editorial. E aí cria-se uma cadeia de interesses difícil de ser superada.

São histórias para boi dormir. Distribuir mudas de espécies da Mata Atlântica é até bonito e pode ajudar a conscientizar as crianças. Mas acabar com o deserto verde que se espalha pelo Espírito Santo é uma discussão que ninguém quer topar.

Quanto aos carros, quem dos candidatos vai defender uma ação radical para tirar os automóveis das ruas, como o rodízio? É melhor prometer pontes e viadutos, que são onerosos, geram renda para as empreiteiras que, por sua vez, financiam os candidatos, e assim vai.

Enquanto o financiamento de campanha for privado, as poluidoras vão continuar elegendo seus representantes seja no Estado, seja em Brasília. A população é que não entende que, no final das contas, quem paga mesmo essa conta é ela.

FONTE

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações34
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/compromisso-ambiental/140553222

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)