Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Em Boa Vista, comissão da OAB quer criar postos de coleta de lixo tóxico

Falta informação e pontos para descarte', diz presidente da comissão. Pilhas e baterias causam danos e devem ser separadas do lixo comum

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

Em Boa Vista comisso da OAB quer criar postos de coleta de lixo txico

A Comissão de direito ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Roraima quer criar postos para coleta de lixo tóxico em Boa Vista. A informação é do presidente da Comissão, Walker Sales. Ele defende que falta informação e estímulo para que a população aprenda a descartar corretamente pilhas e baterias usadas.

"Notamos que falta informação e divulgação sobre os malefícios que a armazenagem de pilhas, baterias e até óleo de cozinha pode causar ao meio ambiente. Por isso há a necessidade de orientar a população sobre esses riscos", relatou Sales.

Ainda segundo Sales, para a criação dos pontos de coleta a OAB vai procurar apoio da Federação do Comércio em Roraima para discutir com empresários e comerciantes a melhor maneira de recepção do material tóxico.

"Para o óleo de cozinha já existe a Paróquia São Francisco que recebe e envia o material para uma fazenda. Mas faltam locais para recolher as pilhas e baterias", justificou.

Riscos

Pilhas ou baterias são usadas em aparelhos como rádios portáteis, telefones celulares, computadores laptops, controles remotos de TV e outros aparelhos eletroeletrônicos. Muitas contêm mercúrio, o chumbo e o cádmio, que são metais altamente tóxicos, afetam o sistema nervoso central, os rins, o fígado, os pulmões, o cádmio é carcinogênico e o mercúrio provoca mutações genéticas.

Além disso, o fator agravante é que estes elementos químicos são bioacumulativos, podem ficar retidos no ambiente durante milhares de anos. Sendo assim, pilhas e baterias são consideradas como resíduos domésticos perigosos, e não devem ser colocados junto com o restante do lixo, mas separados e enviados para locais de recepção específica.

Com informações da TV Roraima

FONTE

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações194
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-boa-vista-comissao-da-oab-quer-criar-postos-de-coleta-de-lixo-toxico/136067217

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)