Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Operação Castanheira combate grilagem de terras e crimes ambientais

Quadrilha invadia terras públicas, desmatava e revendia. Dano ambiental estimado em perícias ultrapassa R$ 500 milhões

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

Por Portal Brasil

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (27) a Operação Castanheira, destinada a desarticular organização criminosa especializada em grilagem de terras e crimes ambientais na cidade de Novo Progresso, Região Sudoeste do Pará. O dano ambiental estimado em perícias ultrapassa R$ 500 milhões.

Participam da ação 96 policiais federais e 19 servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

As investigações apontaram que a quadrilha agia invadindo terras públicas (dentre elas, a Floresta Nacional do Jamanxim) e realizava desmatamentos e queimadas para formação de pastos. Posteriormente a área degradada era loteada e revendida a produtores e agropecuaristas.

Os envolvidos nas ações criminosas são considerados os maiores desmatadores da floresta amazônica brasileira e deverão ser indiciados pelos crimes de invasão de terras públicas, furto, crimes ambientais, falsificação de documentos, formação de quadrilha, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem ultrapassar os 50 anos de reclusão aos condenados.

Ao total, estão sendo cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, 11 mandados de prisões preventivas, três mandados de prisões temporárias e quatro conduções coercitivas. Além de Novo Progresso estão sendo realizadas diligências também em cidades de São Paulo, Paraná e Mato Grosso.

O nome da operação é uma alusão à árvore castanheira que é protegida por Lei e símbolo da Amazônia, abundante na região de Novo Progresso (PA).

Fonte: Polícia Federal

FONTE

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações295
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/operacao-castanheira-combate-grilagem-de-terras-e-crimes-ambientais/136066512

Informações relacionadas

Justificando
Notíciashá 9 anos

Operação Castanheira: um basta na grilagem

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)