Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

MP vai processar prefeitos que não cumprem legislação

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

MP vai processar prefeitos que no cumprem legislao

Os prefeitos paraibanos que não estiverem cumprindo a Lei 12.305, de 2010, que criou a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, acabando com os chamados “lixões a céu aberto”, vão ser processados pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), podendo responder por crimes contra o meio ambiente, de responsabilidade fiscal e improbidade administrativa, por meio de ações cíveis, administrativas, criminais e fiscais. Outra consequência pelo descumprimento da lei, em caso de condenação, esses gestores poderão ficar inelegíveis (“lei da ficha suja”).

Na próxima semana, o procurador-geral de Justiça do MPPB, Bertrand de Araújo Asfora, em conjunto com o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caop do Meio Ambiente), que tem à frente a promotora de Justiça Andréa Bezerra Pequeno Alustau, fará uma recomendação a todos os promotores de Justiça com atuação na área do meio ambiente do estado para que instaurem inquérito civil público com o objetivo de identificar a real situação de cada município paraibano no que diz respeito ao cumprimento da Lei 12.305, cujo prazo de implantação do plano terminou no último sábado (2).

“Cada caso terá a sua peculiaridade. Dependendo da situação, no que diz respeito às diretrizes da lei, os prefeitos serão responsabilizados e o Ministério Público adotará medidas cabíveis nas áreas cíveis, administrativas, penais e fiscais”, avisa a promotora Andréa Pequeno. Na área criminal, os inquéritos serão encaminhados à Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade Administrativa (Ccrimp) do MPPB.

As medidas para cobrar o cumprimento da lei foram definidas no final da tarde da última quinta-feira (7) numa reunião do procurador-geral de Justiça, Bertrand Asfora, com a coordenadora do Caop do Meio Ambiente, Andréa Pequeno, e os promotores de Justiça integrantes da Ccrimp: José Raldeck de Oliveira (coordenador), Gardênia Cirne de Almeida Galdino e João Benjamim Delgado Neto.

O que é a lei?

A Lei 12.305/2010, que criou a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, tem o objetivo de tratar todos os resíduos e apresenta diretrizes para reduzir o volume de material depositado no meio ambiente em aproximadamente 70%. O plano prevê a inserção social dos atuais catadores, a proposição de incentivos tributários para as atividades voltadas para a reciclagem, a implementação de políticas ambientalmente adequadas e, obriga fornecedores a criarem políticas de destinação ambiental correta para eletroeletrônicos descartados, entre outras metas.

Com a lei, os lixões a céu aberto e aterros controlados ficam proibidos, determinando que todas as administrações públicas municipais, indistintamente do seu porte e localização, devem construir aterros sanitários e encerrarem as atividades dos lixões e aterros controlados. As prefeituras tiveram um prazo de quatro anos para cumprirem a legislação.

Ascom

FONTE

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações246
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-vai-processar-prefeitos-que-nao-cumprem-legislacao/132745169

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

MP atuante é outra coisa ! Cadê o MP dos outros estados?
Tomara que formem uma grande articulação do MP para mapear a situação dos mais de 5.500 municípios e enquadrem todos os prefeitos e os secretários municipais que foram omissos e/ou incompetentes nesta questão. continuar lendo

Avante à questão premente das Políticas de Prevenção ao Meio Ambiente, em reverência aos ditames da Lei 12.305/2010 (Política Nacional dos Resíduos Sólidos). continuar lendo

Porque no Brasil as "coisas" só funcionam na base da especulação, radicalismo, pressão, negociatas etc? Exatamente porque os eleitos para administrar não tem obrigações a cumprir. Canditatam-se pelo fato do Status, possilidades e ascensão de "todas" as espécies pois obrigações no tocante a execução das normas constitucionais e leis orgânicas ficam muito distante. Já passou o tempo de se tomar atitudes com relação a isso e aqueles que deixarem de cumprir com suas obrigações, como um trabalhador qualquer respondesse civilmente, eu disse responder e não essas flexíveis enganações que tentam nos fazer crer existirem! No final dos mandatos os ditos cujos simplesmente desaparecem do cenário e vai "curtir" despreocupadamente pois não há aplicação da "lei" de responsabilidade administrativa que só existe no papel, até hoje não conhecemo nenhum casa de políticos que estão respondendo objetivamente pelos desmandos, investigam, abrem sindicâncias, como o Brasil gosta de sindicâncias e Cpis que não resultam em nada de concreto para que se tenha a real prestação de contas a sociedade! Essa do lixo será apenas mais uma, no fundo os MPS até que inicial um trabalho que é simplesmente ignorado nas apurações e aplicações das lei aos responsáveis, inclusive com devolução dos quantuns usurpados, o que não é pouco e por isso estamos sempre no deficit em todos os aspectos, falta seriedade e sanção a qualquer um e não só aos ladrões de galinhas e chinelos, assim é fáil, pegar um infeliz qualquer é mole, quero vê aplicar a lei realmente aos de colarinhos brancos, aí eu vou aplaudir!!! continuar lendo