Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Papagaio, ameaçado de extinção, é vendido livremente em rede social

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

Ameaçados de extinção, os papagaios estão sendo comercializados livremente nas redes sociais em Alagoas, conforme aponta uma denúncia recebida pelo Alagoas 24 Horas, na tarde desta quinta-feira, 31.

A agência de notícias constatou que a ave, provavelmente da espécie papagaio-de-peito-roxo, estava sendo vendida em um grupo de comércio social, como é chamada a negociação de produtos e serviços através das redes sociais.

Na publicação, o proprietário não diz o valor do animal, mas alega que está disposto a vender ou trocar a ave. "Vendo ou Troco papagaio novo ainda pra vim buscar.(sic)", diz anúncio no grupo do Facebook.

Em contato com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), a reportagem foi informada que os papagaios estão na lista oficial do Ibama de espécies ameaçadas de extinção e por conta disto, não podem ser comercializados.

Ainda conforme o BPA, caso o infrator seja flagrado comercializando aves de forma ilegal, ele será levado à Delegacia de Flagrantes para assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e poderá ser multado em até R$ 5 mil.

A criação de papagaios em residências só é permitida com uma licença emitida pelo Ibama. Segundo a Lei Federal Lei 9.605/98, chamada Lei dos Crimes Ambientais, poderá ser punido com multa e detenção de seis meses a um anos, aquele que vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

O BPA afirma que as investigações acerca do comércio ilegal de animais silvestres são contínuas e que os casos de pessoas que fazem uso das redes sociais para praticar o crime também estão na mira da PM.

FONTE

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2073
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/papagaio-ameacado-de-extincao-e-vendido-livremente-em-rede-social/130204110

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Isto é um absurdo. E é fácil chegar a estes traficantes, né? Lembra muito do filme Rio 2, que tem um fazendeiro que ao descobrir que existem outras espécies da Arara Azul, se preocupa pois agora a área que ele estava desmatando ilegalmente iria passar por fiscalização mais severa. continuar lendo