Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Projeto em distrito de Miraí incentiva cultivo de hortas no quintal de casa

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

Projeto Aqui tem Horta Mira Foto Arquivo Votorantim MetaisDivulgao

Leila com um dos participantes do projeto. (Foto: Arquivo Votorantim Metais/Divulgação)

Transformar o quintal de casa em um local limpo e que colabore para a economia do lar, por meio de criações de hortas. Esses são os principais objetivos de um projeto desenvolvido em Santo Antônio do Rio Preto, um pequeno distrito da cidade deMiraí, na Zona da Mata. A ideia partiu da auxiliar de serviços gerais da escola municipal da localidade, Leila Aparecida Silva Lima, de 33 anos, após a realização de um curso ministrado por uma empresa do mercado da construção civil. “Os educadores da região foram convidados para participar das aulas e, ao final, cada um deveria elaborar um programa de educação ambiental. Eu pensei em criar um que envolvesse toda a comunidade: as crianças da escola e as famílias. Todo mundo aprovou a iniciativa, comprou a ideia e deu certo. Agora, os quintais estão limpos, sem resíduos, e as pessoas vendem o que plantam para a comunidade e até para restaurantes, aumentando a renda”, comemorou.

Segundo Leila, 23 casas do distrito aderiram à inciativa, que foi um verdadeiro trabalho em equipe. As crianças ficaram responsáveis por confeccionar plaquinhas com o nome do projeto, “Aqui tem Horta”, e por afixarem em cada residência participante. Já os adultos limparam os próprios quintais. A prefeitura realizou a coleta do lixo retirado, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) doou as sementes e a empresa da construção civil cedeu o adubo. Além disso, as famílias participaram também de um curso sobre plantio com o secretário de Meio Ambiente de Miraí, Tárick de Barros.

Após nove meses da idealização, as hortas já mostram resultados positivos. O projeto deu tão certo, que os participantes não querem abandonar as plantações. O lavrador Michel de Paulo Ronaldo, de 53 anos, é um deles. Ele planta quiabo e vende para os vizinhos. Com isso, consegue garantir um dinheiro a mais no final de cada semana. “Eu pretendo continuar com a horta. Esse projeto foi muito bom para todos nós. Vou batendo de porta em porta e já tenho uma freguesia na comunidade. Tiro cerca de R$ 24 por semana. É um dinheirinho que nos ajuda no final do mês”, destacou.

Já a dona de casa Maria Flora Alexandre Santos, de 54 anos, optou por doar o que planta. Na horta dela são cultivados quiabo, cebolinha, couve, taioba e jiló. “Eu planto e preparo os alimentos aqui em casa, para a família comer. O que nós não usamos, eu dou para os vizinhos. Assim, eu economizo aqui na minha casa, já que não preciso mais comprar, e ajudo os colegas a economizarem também”, contou. Para ela, os benefícios do projeto não param por aí. “A horta me distrai, é um serviço. Eu já não estou mais na idade de trabalhar. Já trabalhei muito na vida. Agora é só distração e a plantação para mim é uma diversão”, disse.

Projeto Aqui tem Horta Mira Foto Arquivo Votorantim MetaisDivulgao Moradores conseguem aumentar a renda com a venda dos produtos plantados (Foto: Arquivo Votorantim Metais/Divulgação)

Fonte: Rafaela Borges - http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2014/04/projeto-em-distrito-de-mirai-incentiva-cultivo-d...

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações230
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-em-distrito-de-mirai-incentiva-cultivo-de-hortas-no-quintal-de-casa/116713123

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)