Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Responsabilidade ambiental: Empresas de ônibus da Paraíba são destaque no Nordeste

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

O compromisso das empresas de ônibus paraibanas, não apenas com o consumo, mas sobretudo com a qualidade do combustível utilizado, implicando em redução na emissão de poluentes e consequente melhoria do ar que respiramos, foi dimensionado durante a entrega do Prêmio TransportAr de Responsabilidade Ambiental 2013, concedido pela Fetronor - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Nordeste - às empresas desse setor que operam em Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O empresário Alberto Nascimento, que teve o Consórcio Unitrans, de João Pessoa, contemplado com os troféus de 1º e 2º lugares na categoria Urbano/Metropolitano (1º lugar através da empresa Transnacional e o 2º lugar com a empresa Reunidas), agradeceu o reconhecimento ao trabalho desenvolvido por suas empresas, voltado a um mundo ambientalmente mais equilibrado.

Nesse contexto, ele destacou o signifcado dos projetos constantes no Programa Despoluir, concebido pela Confederação Nacional dos Transportes, Fetronor e Sest/Senat. Nessa solenidade, o diretor do Consórcio Unitrans fez-se presente acompanhado do gerente de manutenção de suas empresas, Ricardo Galvão da Silva, que, igualmente aos gerentes desse mesmo setor das demais empresas, foram premiados como reconhecimento aos seus desempenhos profissionais. O Setrans-PB, esteve representado por Amauri Azevedo.

Premiação em várias categorias

A Paraíba conquistou 7 dos 26 troféus entregues às empresas da Região Nordeste. Além do Consórcio Unitrans com as empresas Transnacional e Reunidas, a Empresa Idalino, de Campina Grande, garantiu o 3º lugar na categoria Urbano/Metropolitano. Já no ítem Rodoviário/Fretamento, as empresas Guanabara, Real e Rio Tinto asseguraram o 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente. E coube ainda à empresa Guanabara o 1º lugar geral. Para o presidente da Fetronor, Eudo Laranjeiras, o evento, dos mais participativos, evidenciou o empenho do setor de transportes com a questão ambiental:

- "É preciso que as pessoas saibam o quanto estamos preocupados com o meio ambiente, buscando poluir menos e assim proporcionar uma melhor qualidade de ar, beneficiando a saúde humana", afirmou. Segundo ele, isso vem sendo possível, graças a renovação das frotas, com veículos novos e utilização do óleo diesel S-10, que possui menor teor de enxofre, suja menos os motores e ocasiona menor manutenção. Este ano também serão utilizados roteadores, que indicarão se a rotação do motor está correta, melhorando assim a qualidade dos gases emitidos pelos escapamentos.

Para o superintendente da Fetronor, Eiblyng Menegazzo, o grande número de participantes mostra por si só a crescente preocupação dos empresários com o meio ambiente."O Prêmio TransportAr foi criado pela Fetronor com o objetivo de incentivar as medidas de controle ambiental e a participação dessas empresas mostra, acima de tudo, o comprometimento profissional e a preocupação empresarial com a conservação ambiental", revela.

Modelo de desenvolvimento sustentável

A coordenadora do Programa Despoluir, Pricila Meirelles, destacou a importância do Prêmio TransportAr como um importante modelo de desenvolvimento sustentável e viabilidade econômica."As aferições estão numa crescente constante, pois hoje o empresário tem consciência de que um ônibus bem regulado consome menos combustível, mostrando que o desenvolvimento sustentável dá retorno econômico as empresas de transporte", revelou.

Por sua vez, o diretor institucional da AETC-JP, Mário Tourinho, que também prestigiou a solenidade, lembrou que para minimizar os impactos da poluição e as graves mudanças climáticas em curso, faz-se indispensável a mobilização, além das empresas do setor de transportes, das comunidades, entidades representativas da sociedade civil e principalmente, dos governos.

E citou, como exemplo, que somente agora houve a disponibilização, no Brasil, deste novo óleo diesel S-10, de melhor qualidade, que há quatro anos já era utilizado pelos países de primeiro mundo. "Além de tardia, a falta de incentivo, por parte das autoridades competentes, torna mais onerosa sua aquisição", lamentou.

Fazendo história

O Programa Despoluir foi lançado em 2007 pela Confederação Nacional do Transporte, com o objetivo de promover o engajamento dos empresários do setor, dos transportadores, dos caminhoneiros autônomos, dos taxistas e da sociedade na conservação do meio ambiente, atuando na construção de um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.

Para o presidente da CNT e do Conselho Sest/Senat, Clésio Andrade, algumas ações de capacitação e informação desenvolvidas nesse sentido são a participação e apoio à realização de palestras e seminários voltados à capacitação de pessoal na área ambiental e apoio técnico às empresas para a gestão de combustível e redução de poluentes. As empresas de transportes que buscam o controle de qualidade da norma ISO 14.000 contam com todo o incentivo e suporte técnico para sua implantação.

Fonte: http://www.paraiba.com.br/2014/03/06/94359-responsabilidade-ambiental-empresas-de-onibus-da-paraiba-...

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações662
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/responsabilidade-ambiental-empresas-de-onibus-da-paraiba-sao-destaque-no-nordeste/113731566

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)