Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Boa Esperança, no Sul de Minas, terá energia do lixo

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

Materia sobre a condicoes dos lixoes de algumas cidades mineiras

A primeira usina térmica do país que gera energia elétrica a partir de resíduos sólidos está sendo erguida no município de Boa Esperança, no Sul de Minas. O empreendimento terá capacidade de processar diariamente 47 toneladas de lixo e transformar em 1 MW de energia, o que significa aproximadamente 8.000 megawatts hora por ano.

A iniciativa é fruto de uma parceria da Furnas Centrais Elétricas, da Innova, empresa especializada em projetos de energia renovável, e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O investimento, de R$ 21,5 milhões, integra o fundo de pesquisa e desenvolvimento da Furnas Centrais Elétricas. Por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as empresas concessionárias, permissionárias ou autorizadas de distribuição, transmissão e geração de energia elétrica devem aplicar anualmente um percentual mínimo de sua receita operacional líquida em programa de pesquisa e desenvolvimento. Os percentuais variam de 0,20% a 0,40%.

Embora seja uma energia limpa e que ainda ajuda a sanar o problema da destinação adequada dos resíduos sólidos, o modelo ainda é inadequado em grande escala. “Sobretudo em razão do custo. O preço do megawatt hora desse tipo de energia não seria competitivo no mercado livre. É difícil mencionar hoje o preço, mas seria umas quatro vezes maior que da energia hidrelétrica”, disse Fernando Melo, diretor da Innova.

O projeto foi oficializado no final de 2012, mas as últimas licenças ambientais só foram concedidas em setembro do ano passado. A expectativa da Innova, responsável pela implantação da usina, é que a geração de energia comece em julho deste ano. Serão criados 75 empregos diretos e outros 140 indiretos. Para capacitar mão de obra, a UFF está desenvolvendo um MBA em Energias Renováveis.

Como funciona

O lixo que gera eletricidade

1 – O lixo acumulado no lixão e o recolhido pelos caminhões vai para um depósito intermediário

2 – O material passa por um separador magnético e depois por um triturador

3 – Triturados até chegarem a ter 50 milímetros, o composto vai para um tambor de pirólise

4 – O processo de queima gera um gás que faz girar as turbinas e gera eletricidade

Fonte: Innova Energia - Pedro Grossi - http://www.otempo.com.br

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações367
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/boa-esperanca-no-sul-de-minas-tera-energia-do-lixo/112341281

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito interessante, é o futuro energético que nos espera. continuar lendo