Carregando...
JusBrasil - Notícias
23 de novembro de 2014

Boa Esperança, no Sul de Minas, terá energia do lixo

Publicado por Carolina Salles - 10 meses atrás

LEIAM 5 NÃO LEIAM

Materia sobre a condicoes dos lixoes de algumas cidades mineiras

A primeira usina térmica do país que gera energia elétrica a partir de resíduos sólidos está sendo erguida no município de Boa Esperança, no Sul de Minas. O empreendimento terá capacidade de processar diariamente 47 toneladas de lixo e transformar em 1 MW de energia, o que significa aproximadamente 8.000 megawatts hora por ano.

A iniciativa é fruto de uma parceria da Furnas Centrais Elétricas, da Innova, empresa especializada em projetos de energia renovável, e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O investimento, de R$ 21,5 milhões, integra o fundo de pesquisa e desenvolvimento da Furnas Centrais Elétricas. Por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as empresas concessionárias, permissionárias ou autorizadas de distribuição, transmissão e geração de energia elétrica devem aplicar anualmente um percentual mínimo de sua receita operacional líquida em programa de pesquisa e desenvolvimento. Os percentuais variam de 0,20% a 0,40%.

Embora seja uma energia limpa e que ainda ajuda a sanar o problema da destinação adequada dos resíduos sólidos, o modelo ainda é inadequado em grande escala. “Sobretudo em razão do custo. O preço do megawatt hora desse tipo de energia não seria competitivo no mercado livre. É difícil mencionar hoje o preço, mas seria umas quatro vezes maior que da energia hidrelétrica”, disse Fernando Melo, diretor da Innova.

O projeto foi oficializado no final de 2012, mas as últimas licenças ambientais só foram concedidas em setembro do ano passado. A expectativa da Innova, responsável pela implantação da usina, é que a geração de energia comece em julho deste ano. Serão criados 75 empregos diretos e outros 140 indiretos. Para capacitar mão de obra, a UFF está desenvolvendo um MBA em Energias Renováveis.

Como funciona

O lixo que gera eletricidade

1 – O lixo acumulado no lixão e o recolhido pelos caminhões vai para um depósito intermediário

2 – O material passa por um separador magnético e depois por um triturador

3 – Triturados até chegarem a ter 50 milímetros, o composto vai para um tambor de pirólise

4 – O processo de queima gera um gás que faz girar as turbinas e gera eletricidade

Fonte: Innova Energia - Pedro Grossi - http://www.otempo.com.br

Carolina Salles

Carolina Salles

Direito Ambiental

Mestre em Direito Ambiental.


1 Comentário

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "gritar" ;)
Péricles Filho
1 voto

Muito interessante, é o futuro energético que nos espera.

10 meses atrás Responder Reportar
Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "gritar" ;) Cancelar

ou

×

Fale agora com um Advogado

Oi. O JusBrasil pode te conectar com Advogados em qualquer cidade caso precise de alguma orientação ou correspondência jurídica.

Escolha uma cidade da lista
Disponível em: http://carollinasalle.jusbrasil.com.br/noticias/112341281/boa-esperanca-no-sul-de-minas-tera-energia-do-lixo