Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Assembleia aprova alteração no código ambiental catarinense

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

Em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (19), foi a aprovado o Projeto de Lei 305/2013, que altera a Lei 14.675/2009, sobre o Código Estadual do Meio Ambiente.

Em tramitação desde 8 de agosto, a proposta subscrita pelo deputado Romildo Titon (PMDB) em conjunto com diversos parlamentares visa uma série de mudanças na legislação ambiental catarinense, entre elas o tamanho da pequena propriedade rural, as distâncias nas margens dos rios em áreas de preservação permanente e a extinção da obrigatoriedade de averbação de reserva legal em cartório.

Titon, que coordenou o grupo de trabalho que elaborou a alteração no código, demonstrou preocupação com o grande número de emendas apresentadas.

“Tem emendas muito boas, mas recomendo cautela, pois podemos perder ou desconfigurar um trabalho de longo tempo. Deixar para o próximo ano também seria prejudicar nossos agricultores, que estão com problemas com a averbação das reservas legais nos cartórios, e alegam que isto está acontecendo devido ao atraso nesta nova legislação", disse.

Análise será retomada em 2014

A aprovação da proposta, com voto contrário do deputado Sargento Amauri Soares (PSOL), aconteceu na forma original apreciada pelas comissões de Constituição e Justiça e de Finanças e Tributação.

Parlamentares e líderes de bancadas concordaram com a decisão, com o compromisso do presidente da Assembleia, deputado Joares Ponticelli (PP), e o líder do governo na Casa, deputado Aldo Schneider (PMDB), de que a análise da proposta e das emendas seja retomada em fevereiro do próximo ano.

O encaminhamento partiu dos deputados Angela Albino (PCdoB) e Gelson Merisio (PSD). “A tramitação acontece de modo atropelado.

Não temos o domínio sobre o impacto destas emendas”, observou a parlamentar, que propôs até mesmo um novo projeto de lei com as alterações propostas pelos deputados. “Devemos votar só o projeto que poderá ser revisado e também as propostas de emendas no começo de 2014.

Caso contrário, podemos aprovar um monstrengo por falta de conhecimento, relegar boas emendas, ou ainda postergar a votação por 90 dias, deixando nossos agricultores à mercê de uma legislação desatualizada”, acrescentou Merisio.

Ponticelli, por sua vez, determinou que fosse registrado em ata o compromisso de retomar a matéria, de forma prioritária, já no dia 4 de fevereiro. “Acredito ser este o melhor encaminhamento, pois a matéria é muito complexa e precisa ser avaliada com mais segurança. Não haverá prejuízo para os autores das emendas”, ponderou.

A decisão abriu caminho para a aprovação do projeto, que foi saudada pelo deputado Dirceu Dresch (PT). “Nunca teremos algo perfeito, mas apesar de alguns problemas é um bom texto, bem construído e o melhor para este momento, pois concilia a produção com o cuidado ambiental”, disse.

Fonte: http://www.floripanews.com.br

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações78
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assembleia-aprova-alteracao-no-codigo-ambiental-catarinense/112267133

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)