Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Cientistas discutem sustentabilidade do Pantanal durante encontro em Corumbá

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

foto

Começa hoje (26) em Corumbá o 1º EcoPantanal – Unidos pelo Desenvolvimento Sustentável. Até sexta-feira (29), a população da cidade terá a disposição shows, serviços de gastronomia, ciência, educação ambiental, oficinas e teatro. A Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande se apresenta na primeira noite, logo após a sessão oficial de abertura, prevista para 19h. Todas as atividades serão realizadas dentro e ao redor do Centro de Convenções, localizado às margens do Rio Paraguai, onde foram montados pavilhões.

O EcoPantanal terá diversos pavilhões, cada um com um tema específico. O principal será o Pavilhão Semear Para o Futuro, onde será realizada a programação científica do evento, o 6º Simpósio Sobre Recursos Naturais e Socioeconômicos do Pantanal (Simpan). A proposta é discutir novas tecnologias e atualizações de pesquisas que busquem garantir a sustentabilidade do Pantanal.

Na área interna do Centro de Convenções acontecem oficinas ecogastronômicas e sustentáveis, exposição e concurso de fotografias e atividades teatrais para alunos de escolas públicas e privadas. De acordo com o coordenador geral do EcoPantanal, Thiago Coppola, haverá ainda exposição dos trabalhos realizados pelos órgãos e empresas envolvidas com o evento, exposição e comercialização de produtos típicos locais preparados por grupos organizados de assentados, ribeirinhos e ONGs.

Na área externa foi levantada uma estrutura de grande porte com palco, som, luz, banheiros químicos, telão, camarins, segurança 24h, áreas vips reservadas aos participantes do simpósio, parceiros e patrocinadores, tendas para atividades externas e apoio do Samu e Polícia Militar.

Ciência

Realizado pela primeira vez em 1984, pela Embrapa, o simpósio vem a cada edição se fortalecendo e apresentando novidades sobre as ações sustentáveis para a região. Desta vez, o 6º Simpan deve reunir aproximadamente 340 cientistas, professores e estudantes universitários para debaterem o desenvolvimento sustentável do Pantanal.

A realização simultânea do EcoPantanal e do simpósio tem como objetivos aproximar a ciência da comunidade, gerar interação entre técnicos e estudantes, além de divulgar pesquisas, trabalhos e tecnologias para a comunidade científica, estudantes e produtores.

Fonte: http://www.correiodoestado.com.br

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações116
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cientistas-discutem-sustentabilidade-do-pantanal-durante-encontro-em-corumba/112149365

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)