Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Práticas ambientais do Hospital de Santarém são reconhecidas no exterior

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), administrado pela Organização Social Pró-Saúde, é referência na III Conferência Latino-Americana da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, em Buenos Aires (Argentina), pelas práticas administrativas e operacionais no âmbito da gestão ambiental. O HRBA é detentor do certificado “Hospital Amigo do Meio Ambiente 2013” e do “Selo Verde” - Certificado Pró-sustentabilidade concedido em 2011, pela Mais Atitude Instituto Socioambiental (ONG brasileira de difusão e fortalecimento de princípios e diretrizes da sustentabilidade).

A conferência, organizada pela Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis e pela Rede Saúde sem Danos , ocorreu em Buenos Aires, na semana passada, e teve como objetivo apoiar iniciativas de sustentabilidade e saúde ambiental de serviços de saúde, em todo o planeta.

O evento reuniu profissionais do México, Chile, Colômbia, Costa Rica, Argentina e Brasil. O Pará, Rio de Janeiro e São Paulo foram os únicos Estados presentes ao evento. O Hospital Regional do Baixo Amazonas foi representado por uma comitiva integrada por Daniella Mengon, presidente do Comitê de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, e Sheila Oliveira, responsável pelo Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).

A Conferência debateu as experiências dos hospitais latino-americanos, destinadas à redução do impacto ambiental de suas atividades, especialmente as que respondem aos objetivos da Agenda Global para Hospitais Verdes e Saudáveis, e questões como a expansão mundial dos hospitais verdes e saudáveis globais e a substituição e manuseio de produtos químicos perigosos no setor da saúde.

O reconhecimento das práticas de gestão ambiental do HRBA deu-se em função de o hospital ter sido o único do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil a receber o prêmio “Hospital Amigo do Meio Ambiente”, concedido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, em 2013. Somente 15 instituições receberam essa premiação no país, sendo 14 das regiões sul e sudeste.

“Esse prêmio é o reconhecimento pelas boas práticas na assistência à saúde em conformidade com a gestão ambiental. Significa que todos os nossos processos são gerenciados de forma sustentável”, disse o diretor do HRBA, Hebert Moreschi.

Legislação - O gerenciamento de resíduos do HRBA foi implantado em conformidade com a legislação ambiental vigente e padrões internacionais. “O objetivo é a proteção dos colaboradores do hospital, de pacientes e da comunidade, além da preservação do meio ambiente”, informou Sheila Oliveira.

Segundo critérios da Rede Global, podem ser considerados hospitais verdes e saudáveis os que priorizam práticas gerais de “saúde ambiental”, que implicam substituir substâncias perigosas por outras mais seguras, reduzir a poluição causada por produtos farmacêuticos, reduzir a produção e garantir destino seguro dos resíduos, além de diminuir o consumo de energia e água. Outro critério para o hospital se enquadrar no perfil da Rede Global é o consumo de alimentos produzidos no local, e de forma sustentável, e a aquisição de produtos e materiais mais seguros.

O hospital estadual, administrado pela Pró-Saúde em Santarém, tem um modelo de gestão ambiental que responde a essas práticas. Daniella Mengon disse que “é muito importante compartilhar as experiências do hospital paraense e difundir as tecnologias que desenvolvemos aqui com outros hospitais do continente. Na contrapartida, trouxemos informações sobre o trabalho de outros hospitais, que serão úteis para fortalecer nossas práticas e conscientizar as pessoas, com o objetivo de reduzir impactos ambientais”, explicou.

Para Hebert Moreschi, o reconhecimento obtido dentro e fora do Brasil demonstra o comprometimento do governo do Estado, da Pró-Saúde e dos profissionais do HRBA com a assistência segura e sustentável. A repercussão do nosso trabalho fora do Brasil confirma que estamos no caminho certo. “Com certeza, a maior beneficiada é a população do oeste do Pará”, concluiu Moreschi.

Fonte: http://www.agenciapara.com.br

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações371
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/praticas-ambientais-do-hospital-de-santarem-sao-reconhecidas-no-exterior/112141923

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)