Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

CNA defende mudanças no processo de criação das unidades de conservação

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

CNA defende mudanas no processo de criao das unidades de conservao

A avaliação é de Arno Jerke Júnior, coordenador técnico do Instituto CNA, entidade de estudos e pesquisas ligada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Ele participou, na terça-feira (19/11), de audiência pública conjunta na Câmara dos Deputados, realizada pelas Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) e Direitos Humanos e Minorias (CDMH). Representantes do governo e do setor produtivo reuniram-se com parlamentares e especialistas no tema para debater a situação das comunidades que vivem em unidades de conservação de proteção integral.

No encontro, o representante da CNA explicou que, de forma geral, produtores rurais são pegos de surpresa com a transformação de suas propriedades rurais em UCs. Outro problema é que algumas UCs, criadas há mais de 70 anos, ainda não foram regularizadas, gerando insegurança jurídica no campo.

“O produtor rural – seja ele pequeno, médio ou grande – dorme proprietário da terra e acorda sem saber o que fazer com um decreto presidencial criando uma unidade de conservação em suas terras”, explicou. Neste caso, a fazenda perde o status de propriedade produtiva, o produtor não recebe indenização e ainda fica sem acesso a financiamentos bancários.

Segundo o coordenador técnico do ICNA, outro problema é que o processo de criação das UCs fere a Constituição e a legislação referente ao tema. Pela lei em vigor desde 1941, a partir da publicação do decreto definindo a criação de uma UC, todo o processo de regulamentação da unidade, incluindo a regularização fundiária e a indenização aos donos das terras, deve ser concluído em cinco anos.

Arno explicou que o levantamento da situação fundiária só é feito após a publicação do decreto, mostrando o descaso com as pessoas que ocupam estes locais há mais de 50 anos. Desta forma, ele defendeu que sejam feitos estudos prévios sobre as comunidades para então definir o processo de criação das UCs.

Hoje, há 1.780 unidades em todo o país, incluindo as federais, estaduais, municipais e particulares, que totalizam 124 milhões de hectares, equivalentes a 14% do território nacional.

A demora na regularização afeta principalmente as UCs federais. Elas somam 313, mas só 121 possuem plano de manejo, que é uma das regras básicas para a criação de uma UC e apenas 44 foram demarcadas. Responsável pela criação das unidades federais, o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) tem mais 254 novos pedidos de criação de UCs.

Outro ponto levantado pelo representante da CNA foi a questão orçamentária. Dados apresentados no encontro revelam que, das 313 unidades de conservação federais, apenas 145 receberam recursos que, segundo o ICMBio, totalizam R$ 222,6 milhões. Deste total, apenas um quarto foi utilizado para alguma finalidade (implementação da UC, regularização fundiária, plano de manejo, infraestrutura e recolhimento de impostos, entre outras).

Também participaram da audiência pública o diretor de Ações Socioambientais do ICMBio, João Arnando Novaes Júnior; o secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Roberto Brandão Cavalcanti; o secretário de Meio Ambiente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Antoninho Rovaris; a presidente do Memorial Chico Mendes, Mary Allegretti; a secretária-executiva adjunta do Instituto Socioambiental (ISA), Adriana Ramos; e o superintendente de Políticas Públicas do WWF-Brasil, Jean- François Timmers.

Fonte: http://cenariomt.com.br

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações250
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cna-defende-mudancas-no-processo-de-criacao-das-unidades-de-conservacao/112141482

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)