Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

LMG-808 é bloqueada por manifestantes em Contagem

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

Moradores bloquearam os dois sentidos da LMG-808, estrada que liga Contagem a Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, durante um protesto na manhã desta segunda-feira. A manifestação é contra a reintegração de posse, que pode acontecer a qualquer momento, de um terreno ocupado no Bairro Tupã. De acordo com representantes da comunidade, a área ocupada no início deste ano estava ociosa e aproximadamente 150 famílias se instalaram na região. Segundo a prefeitura, a invasão está colocando e risco uma região é Área de Proteção Ambiental (APA) e uma Área de Preservação Permanente (APP) perto da Várzea das Flores.

Cerca de 300 manifestantes queimaram pneus e impediram a passagem de veículos nesta manhã. A Polícia Militar monitora o protesto e dois motociclistas que tentaram furar o bloqueio dos manifestantes e provocaram tumulto foram detidos por militares. O grupo exige um posicionamento do prefeito de Contagem sobre a remoção de famílias. Uma ação de reintegração de posse tramita na Justiça e já está permitido que a Polícia Militar (PM) cumpra o despejo das famílias.

Segundo a PM, já são mais de três horas de interdição e centenas de pessoas aguardam dentro de carros e ônibus para passar. A dona de casa Marildes Dias, de 50 anos, perdeu os exames médicos marcados pelo SUS e vai demorar no minimo três meses para conseguir fazer novamente. De jejum, ela foi salva pelo motorista do ônibus com um copo de café

Essa é a terceira manifestação dos moradores em menos de um mês. No dia 11 de outubro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade informou que em 3 de maio deste ano o grupo ocupou uma área de proteção de quase um milhão de metros quadrados.

Mesmo sendo um terreno privado, a prefeitura foi acionada porque a ocupação causa prejuízos ambientais ao leito da várzea. Os fiscais autuaram as famílias por crime ambiental e os grupos deixaram o local. Duas semanas depois, retornaram com maior quantidade de pessoas para a ocupação.

Segundo a secretaria, foi aberta uma grande área de desmatamento e ocorreram muitas queimadas. O órgão autuou novamente os representantes da comunidade, acumulando 133 registros de multa naquela operação de fiscalização. Também foram punidos os proprietários da área, por não cuidarem devidamente do espaço.

Devido à permanência das famílias a Procuradoria do Município entrou com uma ação de reintegração de posse por motivo ambiental e ganhou, no dia 12 de agosto, a liminar determinado o despejo no entorno da reserva, que é nove vezes maior que a Lagoa da Pampulha.

De acordo com a secretaria, o impacto dessa ocupação para a várzea é perigoso por causar desequilíbrio ao meio natural e por oferecer risco ao sistema de abastecimento da lagoa, que fornecer água a 400 mil famílias da Grande BH..

Fonte: http://www.em.com.br

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações740
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lmg-808-e-bloqueada-por-manifestantes-em-contagem/112015228

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)