Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Presidente da CNA e ministra do Meio Ambiente discutem implantação do CAR

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, reuniu-se com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para discutir a implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Segundo a ministra, a expectativa é de que o CAR comece a funcionar até o final do ano, em todos os estados, como um sistema de registro das propriedades rurais que queiram fazer sua regularização ambiental.

O CAR está previsto como uma das etapas de regulamentação do novo Código Florestal e será o instrumento por meio do qual os produtores rurais farão a inscrição do imóvel rural para adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). Para ter a propriedade regularizada do ponto de vista ambiental, os produtores devem fazer a inscrição no CAR.

Este é o primeiro passo para que os produtores entrem no PRA e, assim, tenham suas propriedades legalizadas. No caso de haver alguma irregularidade ambiental, o produtor deve se comprometer a sanar o passivo ambiental quando ingressa no Programa.

Até o final de novembro, o governo pretende concluir a implantação do CAR nos Estados, quando serão baixados os atos normativos para a entrada em vigor dos prazos de cadastramento previstos em lei (um ano, prorrogável por igual período).

Outro tema discutido foi a questão relativa às normas para o licenciamento ambiental de atividades agropecuárias. No transcorrer da conversa, a presidente da CNA convidou a ministra para participar de um seminário em que órgãos ambientais estaduais e as Federações de Agricultura e Pecuária irão debater o aprimoramento da legislação específica para o licenciamento ambiental.

Participaram da reunião o deputado federal Irajá Abreu (PSD-TO), a superintendente técnica da CNA, Rosemeire Cristina dos Santos, e o coordenador da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA, Rodrigo Justus.

Fonte: http://cenariomt.com.br

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações141
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-da-cna-e-ministra-do-meio-ambiente-discutem-implantacao-do-car/112008514

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)