Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Suspensa sentença que proibia uso de animais em aulas do curso de Medicina da UFSC

Publicado por Carolina Salles
há 11 anos

A decisão que proibia o uso científico de animais em aulas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina foi suspensa pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

A decisão é do presidente do TRF4, desembargador federal Tadaaqui Hirose. Segundo o magistrado, a proibição prejudicaria a formação acadêmica dos médicos e as pesquisas em andamento.

Na sentença, o desembargador argumenta que "embora veja como necessária a adoção de métodos alternativos pelo meio científico", a utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa está regulamentada pela legislação.

Hirose ainda destacou que a lei prevê sanções que vão de advertência à interdição definitiva da instituição que violar essas disposições. Hirose ressaltou ainda que não há qualquer demonstração de que a UFSC dê tratamento cruel aos animais em suas práticas de ensino ou incide nas sanções dispostas na Lei de Crimes Ambientais.

O coordenador do curso de Medicina da UFSC, Carlos Eduardo Pinheiro, afirma que a decisão representa pouca diferença nas disciplinas do curso.

— Já utilizamos materiais alternativos, como esponjas, manequins. Para a área de especialização em cirurgia, sim, há diferença — explica.

Na sentença, Hirose também discorre sobre as cirurgias, já que o departamento de Medicina da universidade argumenta que não é possível reproduzir em manequins as ações da prática cirúrgica:

— Tal consequência, no meu sentir, expõe o interesse público da coletividade à ameaça de lesão.

Quanto à economia dos custos dos procedimentos, ele observou que a maioria dos projetos de pesquisa que utilizam animais e estão em andamento são financiados por recursos públicos.

A ação civil pública que pediu a proibição da utilização dos animais nas aulas de Medicina da UFSC foi movida pelo Instituto Abolicionista Animal em maio deste ano.

Em julho, a 6ª Vara Federal de Florianópolis proferiu a sentença, levando a UFSC a recorrer no tribunal pedindo a suspensão de sua execução.

Fonte: http://www.clicrbs.com.br

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações260
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/suspensa-sentenca-que-proibia-uso-de-animais-em-aulas-do-curso-de-medicina-da-ufsc/111931444

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)